NOTÍCIAS

Comissão da Mulher da Aleam realiza manifesto cultural “Rosa para Vida”, nesta quinta-feira (20)

Por Assessoria de Comunicação

19.out.2022 13:47h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A Comissão da Mulher, da Família e do Idoso da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realiza, nesta quinta-feira (20), o manifesto cultural “Rosa para Vida”. A atividade acontece a partir das 9h, no hall da Casa Legislativa.

Segundo a presidente da Comissão da Mulher, deputada Alessandra Campêlo (PSC), o evento é alusivo ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama. A comissão é um dos órgãos envolvidos na mobilização da campanha nacional no estado do Amazonas.

O manifesto cultural “Rosa para Vida” terá participação da cantora Fátima Silva, que fará pocket show acompanhada do violonista Valdino Júnior. A atividade também contará com a presença da bailarina Thayra do Vale, do Balé Folclórico do Amazonas, que realizará  uma performance solo. O evento é aberto ao público.

 

 Incidência no Amazonas

O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima, para o ano de 2022, o diagnóstico de 66.280 novos casos de câncer de mama no Brasil. Somente na Região Norte, algo em torno de 1970 registros. Entre os sete estados, o Amazonas aparece na segunda colocação com estimativa de 450 casos, perdendo apenas para o Pará com 780.

“São dados preocupantes que justificam o envolvimento da Comissão da Mulher da Assembleia Legislativa do Amazonas, na campanha do Outubro Rosa, no sentido de informar a população, especialmente as mulheres, sobre a importância da prevenção ao câncer de mama”, enfatiza a deputada Alessandra Campêlo.

 

Atribuições

A Comissão da Mulher da Aleam tem como atribuição a elaboração de políticas públicas, programas, projetos, atividades e matérias relativas aos direitos e às condições de vida das mulheres, famílias e idosos.

A missão do órgão é contribuir com o estímulo, apoio, desenvolvimento de estudos, debates, propostas e promoção de eventos para a defesa dos direitos dos segmentos sociais por ela abrangidos e o combate a violações a tais direitos.

A Comissão da Mulher da Aleam também atua na fiscalização do cumprimento das leis relativas à sua competência, recebendo e processando representação contra ato abusivo ou lesivo a direito visando à apuração das responsabilidades.

 

 

Responsável: Emanuel Mendes Siqueira (92) 99122-3785