NOTÍCIAS

Comissão da Mulher, Família e Idoso divulga programação voltada às mulheres no mês de março

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

28.fev.2022 8:57h
img
Foto: Divulgação Dicom

A programação na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para celebrar o Dia Internacional da Mulher, terá inúmeras atividades dedicadas às mulheres. Idealizado pela Comissão da Mulher, da Família e do Idoso, presidida pela deputada Therezinha Ruiz (PSDB), o evento tem apoio do presidente da Casa Legislativa, deputado Roberto Cidade (PV).

No dia 8 de março, abrindo a semana de comemoração, acontece Sessão Especial, às 11h45, no Plenário Ruy Araujo. Na sessão de autoria dos deputados Roberto Cidade (PV), Therezinha Ruiz (PSDB, Sinesio Campos (PT) e Joana Darc (PL), serão homenageadas mulheres que se destacam em vários segmentos da sociedade.

Também está programada a iluminação temática do prédio principal da Aleam, na cor lilás; além de realização de exposição fotográfica; concerto musical e lançamento de livros voltados à temática.

A deputada Therezinha Ruiz enfatizou a importância da data, como marco histórico e fator de fortalecimento da liberdade feminina, inclusive na política.

“Comemoramos o dia da mulher como um marco histórico na sociedade. O objetivo de todas estas atividades é ajudar as mulheres a levantarem a voz e criar coragem para denunciar a violência doméstica, empreender novos rumos e valorizar cada uma delas. São ações relevantes para chamar a atenção de toda nossa sociedade para que nossa luta pela liberdade feminina continue e que também aumente a quantidade de mulheres na política”, explicou.

Homenagens

A exposição será composta por imagens feitas pelos fotógrafos da Casa Legislativa, com personagens escolhidas pelos parlamentares e terá como tema ‘Mulheres que inspiram’. “São mulheres, à primeira vista, comuns, convidadas pelos deputados para serem fotografadas. São mulheres que têm uma trajetória que servem de inspiração. O presidente Roberto Cidade, por exemplo, escolheu um perfil de mulheres trabalhadoras, que inspiram outras pela luta diária”, explicou o assessor da Comissão da Mulher, o cerimonialista Lucius Gonçalves, responsável pela programação.

O Concerto de vozes, “Mulheres InCantam” com as cantoras Márcia Siqueira, Lucilene Castro, Lucinha Cabral e Fátima Silva também faz parte das atividades culturais da programação.

 

Violência

E como a data não é apenas de comemoração, mas também de reflexão, a questão da violência será abordada. Será lançado o livro “O Outro Lado – A Face da Violência Conjugal Contra a Mulher na Cidade de Manaus”, escrito por Aline dos Santos Pedraça. “O livro nasceu do estudo que baseou a minha tese de Mestrado sobre a necessidade de tentar compreender a relação de poder no contexto das relações conjugais. A proposta é tentar entender o porquê as mulheres não saberem tipificar as violências vivenciadas. Uma curiosidade interessante é que, ao contrário do que se possa imaginar, as mulheres de classe média e alta também sofrem violência e não sabem identificar as ações como violência e, por isso, a naturalizam. Não é só a questão financeira que propicia o ciclo, pois mulheres que ganhem oito, dez salários mínimos também sofrem violência”, exemplificou.

A programação também conta com o ato contra o Feminicídio “Manifesto em Memória das Vítimas de Feminicídio”, que acontecerá na Praça do Povo, na área externa da Casa Legislativa.

 

Programação

✅Dia 8 – Sessão Especial Dia Internacional da Mulher, às 11h45, no Plenário Ruy Araujo;

✅Dia 15 – Manifesto em Memória das Vítimas de Feminicídio, às 16h, na Praça do Povo;

✅Dia 15 – Iluminação Lilás da Fachada da Aleam, às 18h, na Praça do Povo;

✅Dia 21 – Inauguração da Exposição Fotográfica “Mulheres que Inspiram”, às 10h, no Hall de Entrada da Aleam;

✅Dia 22 – Concerto de Vozes “Mulheres In Cantam”, às 11h, no Hall de entrada da Aleam;

✅Dia 23 – Lançamento do Livro “Mulheres que decidem Empreender”, às 10h,no Hall de Entrada da Aleam;

✅Dia 31 – Lançamento do Livro “O Outro Lado – A Face da Violência Conjugal Contra a Mulher na Cidade de Manaus” , às 10h, no Hall de entrada Aleam;

✅Dia 31 – Mensagem da Presidente da Comissão da Mulher e Encerramento da Exposição de Fotografias, às 11h,no Hall de entrada da Aleam.