NOTÍCIAS

Comissão de Assistência Social terá posto de coleta de produtos aerossóis

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

29.ago.2023 14:43h
img
Foto: Aguilar Abecassis

Nesta terça-feira (29), a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Comissão de Assistência Social, deu início à campanha “Quem recicla, sara”, voltada à coleta de embalagens de produtos aerossóis. O material arrecadado será destinado ao Grupo Raio de Sol, que presta assistência às crianças de baixa renda, portadoras de doenças no sangue, em tratamento na Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam).

Os produtos vendidos em embalagens aerossóis, como desodorantes, inseticidas ou tintas, por exemplo, são práticos e, diante da grande variedade, são muito consumidos no Brasil e no mundo.

Segundo dados da Associação Brasileira de Aerossóis e Saneantes Domissanitários (ABAS), o país possui a marca de aproximadamente 415 milhões de unidades destes produtos comercializados anualmente. Porém, apenas 1% disto tem a reciclagem como destinação.

Diante desse cenário, a deputada Mayra Dias (Avante), presidente da Comissão de Assistência Social da Aleam, enfatizou que a campanha une a conscientização e proteção do meio ambiente com a ajuda ao Grupo Raio de Sol, que troca as embalagens com empresas de reciclagem, e pode adquirir cestas básicas, fraldas e outros materiais de higiene aos pacientes.

“Essa campanha será permanente. As doações das embalagens, que antes iriam para o lixo, podem ser entregues na sala da Comissão, no 4º andar da sede da Aleam, e serão transformadas em ajuda para esses pacientes onco-hematológicos”, disse a deputada na cerimônia de lançamento da campanha, já realizando a primeira entrega, com 700 unidades de embalagens dos produtos.O representante do Grupo Raio de Sol, Luan Neves, afirmou que “reciclar ajuda a sarar”, falando da importância da parceria com o Poder Legislativo Estadual, que permitirá um aumento no volume da matéria-prima reciclável. “Além de sensibilizar, por meio da conscientização ambiental, esta iniciativa da Aleam estimula também o espírito solidário não apenas em seus servidores, mas na sociedade como um todo”, disse Luan.