NOTÍCIAS

Comissão de Defesa do Consumidor da Aleam dá dicas de como comprar com segurança na Black Friday

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

25.nov.2022 13:06h
img
Foto: Alberto César Araújo

Nessa sexta-feira (25), o comércio brasileiro está realizando as promoções de Black Friday, data importada do calendário comercial dos Estados Unidos que marca o início da temporada de compras natalinas. Nos últimos anos, o comércio brasileiro realiza muitas promoções na data. Com objetivo de ajudar as pessoas a tomarem precauções e cuidados nessas promoções, o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado João Luiz (Republicanos), explica que as pessoas precisam tomar alguns cuidados antes de comprar.

O deputado estadual indica que é importante pesquisar os preços e observar eventuais aumentos ocorridos pouco antes da data e também verificar as condições de pagamento e os juros inseridos. Além disso, João Luiz orienta que “se atente à variação dos preços entre uma empresa e outra; cuidado com o valor do frete, pois pode ficar mais caro que o produto em si; fique atento às opções de parcelamento e cuidado com os links para compras que chegam por e-mail ou redes sociais, é importante verificar sempre a URL do site em que pretende fazer compras assim como a sua origem, para checar a veracidade do endereço”, afirmou.

O presidente da CDC destacou também que o consumidor deve pesquisar sobre o estabelecimento na internet para conhecer o histórico da empresa com serviços de entrega e reclamação de clientes, se planejar financeiramente para fazer as compras e, no caso de garantia estendida, verificar se a cobertura é total ou para troca do produto é necessário pagar franquia.

Esses cuidados podem evitar dores de cabeça e problemas após a compra. “Caso o consumidor tenha dúvidas sobre as condições da compra, ou se sinta lesado após aquisição de um produto ou serviço, ele deve acionar um órgão de defesa do consumidor”, enfatizou.

Em caso de necessidade, o consumidor pode procurar a CDC/Aleam por meio do número de whatsapp 99440-2019, pelo e-mail cdcaleam@gmail.com ou ainda por meio do telefone 3183-4451. A Comissão também realiza atendimento presencial, das 8h às 14h, na sede da Aleam, localizada na avenida Mário Ypiranga, no bairro Parque Dez de Novembro, no quarto andar.