NOTÍCIAS

Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca de Manaus é instalada na Aleam e anuncia ações para combater ameaças ao modelo

Por Dayson Valente 

28.fev.2023 16:50h
img
Foto: Artur Gomes

No dia em que a Superintendência da Zona Franca de Manaus completa 56 anos de história, o deputado estadual Wilker Barreto (Cidadania) realizou nesta terça-feira, 28, a reunião de instalação da Comissão de Indústria, Comércio e Zona Franca da Assembleia Legislativa do Amazonas (CICZF-Aleam). Presidente da comissão temática pelo segundo mandato consecutivo na Casa Legislativa, o parlamentar oficializou a abertura dos trabalhos do órgão técnico destacando que o principal desafio para o biênio 2023-2024 será a defesa pela manutenção da Zona Franca de Manaus, que vem constantemente sofrendo ataques, como a intenção à redução dos incentivos fiscais, principal atrativo do modelo econômico.

A reunião, que ocorreu no Miniplenário Natanael Bento Rodrigues, foi presidida por Wilker e contou com a presença dos demais membros da comissão como o vice-presidente deputado Rozenha (PMB) e  Adjuto Afonso (União Brasil), vice-presidente, além do primeiro suplente deputado Thiago Abrahim (União Brasil). Preocupado com as ameaças sofridas pela ZFM, Barreto garantiu que o momento, também, é de fortalecimento das cadeias econômicas e união de todos os poderes públicos. O objetivo é formular estratégias para proteger os incentivos fiscais e gerar desenvolvimento.

“Nós temos a Zona Franca, o nosso carro-chefe, mas temos cadeias secundárias que precisam ser fortalecidas. A comissão é inteirada de todos os assuntos econômicos do Estado. Vamos criar um discurso sólido e vamos fazer com que a Assembleia seja protagonista nas discussões das matrizes econômicas e, principalmente, no fortalecimento do nosso modelo de desenvolvimento econômico. Vamos combater qualquer decreto ou mudança na legislação federal que possa prejudicar a Zona Franca. Temos uma ameaça real de exclusão do IPI e isso pode exterminar a ZFM. A gente vai fazer frentes amplas com outros parlamentares, junto ao Senado e toda a bancada federal”, garantiu.

O parlamentar citou que a Zona Franca de Manaus é o modelo que mantém a floresta em pé e garante a sobrevivência do agronegócio do país.

“Sem Zona Franca, sem IPI, estamos condenados ao agronegócio e ao extrativismo, e nesse ritmo vamos entrar em colapso, em função dos rios voadores devido à escassez de chuva. Afinal, quem ataca a ZFM está colocando o Brasil e o mundo em risco”, concluiu.

Após o debate sobre os impactos da reforma tributária no modelo econômico, o deputado Wilker Barreto confirmou que a comissão já tem reuniões e pautas agendadas. Entre elas, destaca-se o encontro com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti) Pauderney Avelino, no próximo dia 06 de março, e o Encontro do Parlamento Amazônico, dia 30 de março, em Rondônia.

 

Sessão Especial

De autoria dos deputados Adjuto Afonso e Wilker Barreto, acontece nesta quarta-feira, dia 1º de março, uma Sessão Especial na Assembleia Legislativa, em homenagem aos 56 anos de fundação da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa).

 

 

Jornalista responsável: Nathália Silveira (92) 98157-3351