NOTÍCIAS

Comissão de Minas e Energia da Aleam distribui cartilhas alertando população sobre medidores aéreos

Por Assessoria de Comunicação

24.mar.2023 12:13h
img
Foto: Divulgação Assessoria

A Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) elaborou uma cartilha informativa para instruir a população sobre quais atitudes podem ser tomadas para evitar a instalação dos medidores do tipo Sistema de Medição Centralizado (SMC), os medidores aéreos, equipamentos que estão sendo instalados pela concessionária Amazonas Energia, em bairros de Manaus.  Ainda existem dúvidas sobre a legitimidade deste tipo de medidor.

O questionamento da população é sobre a transparência das informações sobre o consumo, pois o contador não fica na casa do consumidor, mas no alto de um poste. Outro problema é a poluição visual causada pelos fios que ligam as residências aos postes. Os emaranhados formam uma espécie de “teia de aranha” ao longo das ruas, deixando uma aparência desagradável.

A cartilha surgiu como uma resposta aos movimentos sociais que buscaram a Assembleia Legislativa em busca de apoio contra as medidas tomadas pela Amazonas Energia. Foram relatadas à Comissão de Geodiversidade diversas denúncias de que os funcionários da concessionária de energia agem com truculência e instalam os novos medidores sem notificação prévia, o que é ilegal. Segundo o presidente da Comissão, deputado Sinésio Campos (PT), a ideia é que a cartilha seja distribuída em todos os bairros de Manaus. “Criamos na Assembleia Legislativa a Frente Parlamentar Contra a Instalação de Medidores para permitir que todas as esferas da administração pública unam esforços pela causa. Porém, é fundamental o apoio da população. A cartilha permitirá que a população tenha os instrumentos necessários para se defender das práticas da empresa. Não aceitem a instalação dos medidores aéreos”, alertou o parlamentar.

A cartilha informa ao consumidor sobre as principais leis  a respeito do assunto. Normas estaduais e a regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) impedem que que este tipo de instalação seja realizada sem autorização  prévia do consumidor. O material também inclui o contato dos principais órgãos de defesa do consumidor do estado para a realização de denúncias caso ocorra esse tipo de irregularidade.

As cartilhas já foram distribuídas na Alvorada e no Manôa. Os moradores do bairro Lírio do Vale e do conjunto Augusto Montenegro serão os próximos a receber o material.

 

 

Caio Rodrigues – Assessor de Imprensa Contato: (92) 98194-4134