NOTÍCIAS

Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens, presidida pelo deputado João Luiz é instalada na Aleam

Por Assessoria de Comunicação

15.fev.2023 12:45h
img
Foto: Mauro Smith

A Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos) foi instalada e contou com a apresentação dos novos membros (parlamentares) nesta quarta-feira (15), no miniplenário Deputado Natanael Bento Rodrigues do Poder Legislativo Estadual.

“A comissão tem o intuito de planejamento e prevenção. Sabemos que nas escolas existem muitas evasões escolares e precisamos entender o porquê essas crianças não tem vontade de ir para a sala de aula, o que está acontecendo no ambiente da família. A nossa proposta é trabalhar com a tecnologia para que possamos minimizar o desaparecimento de menores e que crianças não fiquem mais nos semáforos. Faremos um planejamento para que as crianças, adolescentes e jovens sejam inseridos na sociedade”, disse o deputado João Luiz.

O deputado João Luiz destacou que comissão analisa medidas que visem o protagonismo, fortalecimento e a ampliação de programas e projetos destinados aos jovens, crianças e adolescentes em seus diversos campos de atuação e pesquisa, acompanha, debate, defende, orienta, apoia e fiscaliza, de forma intersetorial, programas e projetos relativos aos interesses ao público infantojuvenil.

Durante a instalação da comissão do Poder Legislativo a subsecretária de Políticas Afirmativas para as Mulheres e Direitos Humanos, da Prefeitura de Manaus, Graça Prola, a secretária Executiva de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Rosalina Lobo, coordenadora do Núcleo de Defesa da Criança e Adolescente, a defensora pública, Dra. Juliana Linhares de Aguiar Lopes, que são representantes da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes estiveram no evento, além do gerente do Projeto RespirAR, Márcio Barbosa, representando a Fundação Amazonas de Alto Rendimento (FAAR).

Os deputados Comandante Dan, Débora Menezes e Mayra Dias, membros efetivos da comissão, também estiveram no miniplenário, onde apresentaram ideias para os debates sobre a proteção e desenvolvimento do público infantojuvenil.

A Comissão
A Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) é formada pelo presidente, deputado João Luiz, vice-presidente, deputado Abdala Fraxe, membros titulares: deputados Comandante Dan, Débora Menezes, Mayra Dias, 1ª Suplente: Deputada Dra. Mayara, 2º Suplente: Deputado Dr. Gomes e 3º Carlinhos Bessa.

A comissão técnica é responsável por receber, analisar propostas e matérias legislativas, além de acompanhar e defender programas e projetos relativos aos interesses do público infantojuvenil. Ela também atua no combate à exploração e violência dos menores.