NOTÍCIAS

Comissão de Segurança Pública percorre oito municípios durante a semana

Por Assessoria de Comunicação

09.out.2023 14:32h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Anamã, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Fonte Boa, Jutaí, São Paulo de Olivença, Tonantins e Uarini serão, durante a semana, sedes de Audiências Públicas realizadas pela Comissão de Segurança Pública (CSP) da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Comandante Dan (Podemos). Os oito municípios serão os últimos, de uma missão que teve início em 2 de outubro corrente.

“Estamos percorrendo as principais cidades da área mais atingida pelo narcotráfico e pela pirataria no Amazonas, a começar da tríplice fronteira: o Médio e o Alto Rio Negro; a segurança no Estado depende do efetivo controle daquela área”, declarou Dan Câmara. “Os crimes ali praticados repercutem em todo o Amazonas, principalmente em Manaus e região metropolitana, pelas configurações socioeconômicas”, completou o parlamentar.

Todos os municípios visitados durante esta semana possuem guardas civis, geralmente com contingentes superiores ao de policiais militares. Em São Paulo de Olivença há 9 pms lotados para uma população de 33 mil habitantes; os guardas civis municipais são 18 profissionais. “Isso demonstra mais uma vez a importância da municipalização da segurança, com a criação da secretaria, do conselho e do fundo, por parte do executivo municipal, e da comissão, por parte da câmara de vereadores” esclareceu o deputado. “Estamos orientando sobre esse processo em todas as audiências, inclusive com a distribuição de uma cartilha impressa bastante didática, demonstrando o passo-a-passo e as vantagens que podem advir”, falou Câmara.

Uarini será a última cidade a receber a audiência pública da CSP, na quarta-feira, dia 11 de outubro. Ao final de 2 semanas, 16 municípios e 500 mil moradores do interior do Amazonas, 25,8% do total da população interiorana, terão sido alcançados pela iniciativa. O balanço do trabalho será encaminhado aos executivos estadual e federal, aos demais deputados, a autoridades relacionadas à segurança pública e à defesa social e orientará a produção legislativa do parlamentar, desde projetos de lei a requerimentos indicativos.