NOTÍCIAS

Comitiva da Assembleia Legislativa do Amazonas participa da 26ª Conferência Nacional da Unale

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

08.nov.2023 14:37h
img
Foto: Herick Pereira

A 26ª Conferência da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) reunirá, a partir desta quarta (8) até a sexta-feira (10), no Centro de Convenções do Ceará, em Fortaleza, diversas entidades representativas do legislativo estadual, deputados e deputadas estaduais, servidores legislativos tanto nacionais como estrangeiros, autoridades governamentais, estudantes, parceiros do terceiro setor e membros da sociedade civil.

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) enviou comitiva de parlamentares estaduais, entre eles os deputados Sinésio Campos (PT), João Luiz (Republicanos), e os deputados do União Brasil, Adjuto Afonso, Joana Darc e Thiago Abrahim.

A 26ª Conferência Nacional da Unale, o mais significativo encontro de parlamentares estaduais na América Latina, cujo tema deste ano é “As Prerrogativas do Parlamento Estadual”, tem como finalidade principal fomentar e facilitar uma ampla troca de informações e compartilhamento de casos de sucesso em diversas áreas temáticas de relevância.
Neste contexto, os participantes assistirão a realização de painéis de discussão que abordarão questões de importância vital para o desenvolvimento nacional, tais como tecnologia aplicada nos parlamentos estaduais, educação, meio ambiente, energias renováveis, modernização dos processos legislativos, entre outras pautas relevantes.

De acordo com o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (União Brasil), a conferência da Unale é um importante espaço para troca de experiências entre os legislativos do País.

“Espaço democrático e que permite novas experiências e aprendizados não apenas para os parlamentares, como também para os assessores das mais diversas áreas. A Unale fortalece o parlamento e para nós, da Assembleia Legislativa do Amazonas, é uma grande satisfação participar desse encontro anual”, afirmou o deputado presidente.

Já o deputado João Luiz, que integra a diretoria da Unale, como secretário do Amazonas e presidente da Comissão de Prevenção à Depressão e Drogas, enfatizou a felicidade em participar da Conferência.

“Vamos apresentar resultados da comissão ao longo deste ano aos outros parlamentares, além da elaboração de um documento com ideias de psicólogos, psiquiatras, pesquisadores e especialistas que participaram do Simpósio Prevenção é Solução, para propormos medidas a nível nacional, para fortalecer essa temática no nosso país”, disse o deputado.

Prêmio Assembleia Cidadã

Está prevista também a 4ª edição do Prêmio Assembleia Cidadã, concebido com o propósito de estimular e reconhecer iniciativas que promovam o bem-estar da sociedade, fortaleçam as estruturas estaduais, incentivem a humanização e modernização dos serviços legislativos oferecidos à comunidade. As Assembleias Legislativas de todo o Brasil terão a oportunidade de concorrer em três categorias distintas: Gestão, Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Nesta edição, o projeto Mobilização, Inclusão e Transformação (MIT) + Cidadania e o programa Educando pelo Amazonas estão concorrendo, respectivamente, nas categorias Atendimento ao Cidadão e Projetos Especiais.

Realizado pela Escola do Legislativo Senador José Lindoso desde o ano de 2022, o programa, Educando pelo Amazonas promove, em municípios do interior do estado, palestras onde são trabalhados temas de maneira transversal na educação, ampliando as experiências, contribuindo para crescimento social e aumentando o suporte educacional visando à aprendizagem.

Já o projeto MIT + Cidadania é coordenado pela Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Aleam, presidida pelo deputado estadual João Luiz.

O objetivo é aproximar o Estado da população, levando de forma gratuita serviços públicos de promoção à cidadania, assistência psicossocial, jurídica e de saúde.

“Estamos na expectativa para a premiação, pois temos certeza que esses projetos têm grande importância à população”, avaliou Roberto Cidade.