NOTÍCIAS

Conselho de Medicina Veterinária realiza visita em Castramóvel viabilizado por Joana Darc

Por Tayara Wanderley - Assessoria

06.mai.2021 16:02h
img
Foto: Matheus Ponce

Esta semana, o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV), Augusto Omena, acompanhado do Secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira, e da Superintendente de desenvolvimento sustentável de comunidades da Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Valcéia Solidade, realizaram uma visita técnica nas instalações da primeira Unidade Móvel de Castração do Amazonas, viabilizada pela deputada estadual e protetora dos animais Joana Darc (PL).

Durante a visita, Omena ficou impressionado com a qualidade do investimento. “Muito boa, achei tudo muito bem-acabado. O interior é todo lavável e eficaz.”, destacou. O Castramóvel encontra-se na sede da FAS, aguardando os procedimentos de regulamentação para entrar em funcionamento.

A deputada Joana Darc, que idealizou e direcionou recursos para a concretização deste projeto, fez questão de mostrar que o investimento está sendo aplicado com responsabilidade e zelo. “A gente tem o compromisso de fazer o projeto de castração funcionar da melhor forma possível para os animais, com atendimento digno e de qualidade e que possa ajudar no controle populacional de cães e gatos em todo o Amazonas. A visita técnica de hoje foi para receber orientação do Conselho sobre o que é necessário para o pleno funcionamento da unidade móvel de castração”, informou.

Outros dois castramóveis, que também foram adquiridos com recursos viabilizados pela deputada Joana, serão destinados para a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Para a Superintendente de desenvolvimento sustentável de comunidades da FAS, Valcléia Solidade, a implementação do Castramóvel é uma grande conquista para o Amazonas.

“Acho muito importante fazer esse trabalho porque a gente sabe que a questão dos animais também interfere na saúde humana principalmente em comunidades e municípios distantes, e ter isso de forma legalizada, dentro dos preceitos, faz toda a diferença.” afirmou.

O titular da Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Taveira, destacou a importância desse projeto e parabenizou a deputada. “A gente quer trabalhar a questão ambiental de maneira integrada, principalmente nas cidades do interior e nas unidades de conservação que é uma outra realidade que também tem animais que vivem abandonados e que estão em contato com a floresta e podem ser veículos de zoonoses que estão na floresta. Por isso eu quero agradecer a deputada Joana Darc que é autora das emendas que está tornando possível essa agenda, e que a gente possa dar um retorno a sociedade em geral dizendo que, cuidar do meio ambiente, cuidar do bem-estar animal, é, acima de tudo, promover o cuidado com as pessoas.” apontou.