NOTÍCIAS

Cooperativas criam coleção regional Tuxaua com recurso de Emenda Parlamentar de Adjuto Afonso

Por Assessoria de Comunicação

21.dez.2022 11:49h
img
Foto: Ney Xavier
Emenda Parlamentar do deputado Adjuto Afonso (UB) foi o ingrediente que possibilitou a criação de uma coleção de produtos regionais decorativos pela Cooperativa de Trabalho de Artesanato Amazonense (Copamart), em parceria com a Cooperjuta da Amazônia. A coleção, denominada Tuxaua, foi lançada ontem (21), na loja da Copamart, localizada no 2º. piso do Shopping Ponta Negra.

“Uma das satisfações que tenho na vida como homem público é a oportunidade de incentivar a geração de emprego e renda. Fico muito feliz quando vejo os resultados de pessoas que acompanhamos a luta diária. Ontem, a Copamart lançou uma coleção de produtos decorativos, tendo como principal matéria-prima a fibra de malva e juta, produtos da nossa região. Foi um caminho de obstáculos, capacitações, treinamento, possibilitados a partir de Emenda Parlamentar de minha autoria”, destacou o deputado, que preside a Frente Parlamentar do Cooperativismo.

A presidente da Copamart, Terezinha Lira, destacou o processo de criação até chegar no produto final, envolvendo, inclusive, capacitação aos cooperados para agregar valor aos produtos.

“Eu já tinha essa ideia de trabalhar com a malva e a juta. Fiz um projeto e apresentei ao deputado Adjuto Afonso, que é envolvido com as nossas atividades, e solicitei uma Emenda para desenvolver novos produtos para os cooperados. Investimos em oficinas de capacitação de artesanato em três comunidades, contratamos uma designer, que foi criando as peças com as nossas sugestões, tivemos ainda curso de educação financeira e empreendedorismo. A coleção se chama Tuxaua e é a primeira desenvolvida em parceria com a Cooperjuta. Esse recurso foi fundamental para o projeto se concretizar, explica a presidente”

A Cooperjuta, localizada em Manacapuru (a 70 km da capital), que tem como atividade econômica principal a preparação e fiação de fibras têxteis naturais, exceto algodão, fez a doação das fibras para a confecção das peças. “A iniciativa foi da Copamart que nos chamou para essa parceria, em que a fibra virou arte e ficou lindo. Fizemos a doação da fibra para a cooperativa, que desenvolveu os produtos com as demais cooperativas envolvidas”, explica Verônica Mesquita, presidente.

A coleção reune produtos decorativos para ambientes internos residenciais, empresariais, etc., desenvolvidos de forma artística, com fibra de malva e juta, após um processo de preparação da matéria-prima. Também estão sendo confeccionadas bijuterias, que farão parte de um segundo momento da coleção.

Estiveram presentes no lançamento representantes do gabinete do deputado Adjuto Afonso, da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror), Serviço de Apoio as Micro e Pequenas Empresas no Amazonas (Sebrae/AM) e da Organização das Cooperativas do Brasil (OCB/AM).

As peças estão disponíveis para aquisição na loja da Copamart, localizada no 2º. piso do Shopping Ponta Negra.