NOTÍCIAS

Coronel Francisco Orleilson recebe Medalha Ruy Araújo, na Assembleia, nesta segunda-feira (22)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

22.nov.2021 14:05h
img
Foto: Divulgação Dicom

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) realizou na manhã desta segunda-feira (22), Sessão Especial de outorga da Medalha Ruy Araújo ao ex-Comandante da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), oficial da reserva Cel. QOPM Francisco Orleilson Guimarães. A homenagem teve iniciativa do deputado Sinésio Campos (PT), e foi aprovada por todo Parlamento por meio da Resolução Legislativa nº 752/2020.

O deputado Sinésio Campos, ao realizar seu pronunciamento na Tribuna do Plenário Ruy Araújo, quebrou o protocolo e pediu que o homenageado assumisse a presidência da Mesa. O Cel. Orleilson brincou, afirmando que pelo mesmo por um breve instante, pode presidir o Parlamento Estadual, arrancando sorriso dos presentes. O parlamentar disse que essa característica do homenageado, de não se prender a formalidades, é uma forma de quebrar barreiras, de permitir aproximação do ser humano. O parlamentar lembrou situações do homenageado enquanto oficial da PM-AM, onde nunca permitiu que excessos fossem adotados pelos seus comandados, valorizando o respeito ao ser humano.

“Nunca a reserva será o seu lugar, porque o senhor sempre será titular na sociedade”, disse Campos, falando que o oficial da PM é o titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública, Transporte e Defesa Civil (Semustrac), do município de Rio Preto da Eva (distante 57 km de Manaus). Finalizando o seu pronunciamento, o deputado Sinésio afirmou que a Medalha Ruy Araújo é a maior comenda oferecida pelo Poder Legislativo, e oferecida apenas aos que prestam relevantes serviços ao povo amazonense.

O momento de entrega da comenda contou com a participação da neta do homenageado. Juntamente ao deputado Sinésio, a pequena Maria Guimarães foi a responsável por fixar a Medalha junto à roupa do Cel. Orleilson.

Em um discurso emocionado, o homenageado falou dos exemplos e ensinamentos dados por seus pais, aos sete filhos, ainda na sua cidade natal, Eirunepé (distante a 1.160 km de Manaus). Segundo o homenageado, a base familiar foi o norteador de sua trajetória profissional. “Sempre fui coordenador de homens e mulheres livres”, disse, ao relatar seu cuidado com os seus subordinados, e a fidelidade ao lema de servir e proteger a sociedade.

“Esse velho soldado hoje está sendo homenageado por esta Casa, que é a Casa do Povo”, finalizou.