NOTÍCIAS

Criminalidade e violência mobilizam debates na Assembleia Legislativa do Amazonas, nesta quinta-feira

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

16.set.2021 13:56h
img
Foto: Dircom

O aumento do número de assassinatos no Amazonas, em consequência, principalmente, do tráfico de drogas, foram os assuntos principais debatidos pelos parlamentares, na sessão desta quinta-feira (16), na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

O deputado Álvaro Campelo (Progressistas) manifestou-se sobre a violência em Manaus exibindo matéria de TV local sobre 82 assassinatos, somente no bairro Jorge Teixeira, este ano. Segundo o parlamentar, houve um aumento de 34% no número de assassinatos na cidade. “Este ano, somente nos primeiros seis meses, já temos 476 assassinatos. As facções criminosas dominaram algumas localidades no Amazonas. Estou fazendo um apelo para que haja uma ação conjunta das forças de segurança do Estado e da União”, apelou.

O parlamentar afirmou que a população mostra-se insatisfeita com a situação, por se sentir refém da violência. De acordo com Campelo, até o trabalho dos Conselheiros Tutelares é prejudicado porque os conselheiros não conseguem entrar em certas comunidades.

Em aparte, o deputado Cabo Maciel (PL) disse que, ao longo dos anos, o sistema de segurança está perdendo força, por vários motivos, entre eles a falta de concurso público para renovar o quadro de policiais. “Os investimentos foram fracos, o narcotráfico cresce porque tem planejamento e investimento, por isso se alastrou na capital e no interior. Sem planejamento, estratégia e investimento não vamos avançar no combate ao tráfico de drogas”, concluiu.

Dermilson Chagas (sem partido) afirmou que é responsabilidade do governo estadual combater o tráfico de drogas, depois que ele entra no território amazonense, e criticou a cúpula da segurança pública do Amazonas.

O líder do governo na Casa, deputado Felipe Souza (Patriota), enumerou dados da segurança pública e disse que concursos estão previstos para aumentar o efetivo das polícias.

Asfaltamento no interior

O deputado Cabo Maciel falou ainda sobre o Requerimento enviado ao Governo do Estado pedindo a revitalização de ramais vicinais em Itacoatiara (distante a 176 km de Manaus), como a estrada do Itaubal, ramais do Mangueirinha e Curupirinha que, segundo ele, são fundamentais para o escoamento da produção rural dessas comunidades.

“São ramais importantíssimos para a região, por conta do escoamento da produção, transporte de passageiros e de estudantes”, afirmou. No mesmo discurso, Cabo Maciel aproveitou para anunciar investimento do governo estadual de quase 19 milhões de reais na recuperação da malha viária da sede de Itacoatiara, que contemplará 12 bairros e 22 km de asfalto.