NOTÍCIAS

Cristiano D’Angelo propõe instituição do Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais

Por Renielle Formiga Carvalho

27.mar.2024 14:17h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

O Amazonas, conhecido por suas riquezas e diversidades naturais, enfrenta desafios de oportunidades no cenário econômico do país. Diante desse panorama, o deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o Projeto de Lei nº 141/2024, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que institui o Programa de Fortalecimento das Cadeias Produtivas Locais (PFCL) no Estado do Amazonas.

Como presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa), o parlamentar destaca que é necessário tomar medidas práticas para fortalecer as cadeias produtivas locais, promovendo o desenvolvimento sustentável, a geração de empregos e o crescimento econômico.

A implementação do programa, ainda segundo o deputado, fortalecerá as cadeias produtivas locais e contribuirá diretamente à geração de empregos e renda do Estado. O parlamentar completa que estimulará as atividades produtivas nas diversas áreas, a criação de postos de trabalho, beneficiará trabalhadores e suas famílias, valorizará os produtos locais e contribuirá com as melhorias das condições socioeconômicas das comunidades envolvidas.

“É importante destacar que o programa tem como objetivo apoiar as práticas de produção sustentáveis, incentivando a adoção de tecnologias e métodos que minimizem os impactos ambientais. Promovendo assim, uma produção responsável, que contribua com a preservação da biodiversidade e a manutenção do equilíbrio ecológico do Amazonas”, afirma o deputado.

O PFCL promoverá a promoção da inovação, trazendo melhorias na qualidade dos produtos locais, incentivando a pesquisa, o desenvolvimento de novas tecnologias e a capacitação dos produtores. Dessa forma, o programa elevará a competitividade dos produtos locais nos mercados regional, nacional e internacional.

Além disso, o PL levará a diversificação da economia, fundamental para reduzir a vulnerabilidade do Estado a flutuações econômicas e climáticas, diversificando as cadeias produtivas locais, estimulando setores como agricultura, pecuária, pesca, indústria, comércio, serviços, proporcionando maior resiliência à economia estadual e abrindo novas oportunidades de negócios.

“É crucial a orientação para o desenvolvimento econômico do Amazonas de forma sustentável. Ao fomentar as cadeias produtivas locais, o programa assegurará o crescimento econômico equilibradamente e de forma harmônica com os recursos naturais, incentivando práticas agrícolas, industriais e comerciais sustentáveis”, justificou o parlamentar.