NOTÍCIAS

PL de Cristiano D’Angelo visa instituir Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista

Por Assessoria de Comunicação

17.mai.2023 13:14h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o projeto de lei Nº 486/23 que institui o Dia Estadual da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (TEA) do Amazonas, a ser comemorado anualmente em 02 de Abril. A data é marcada por eventos e campanhas que visam educar a população sobre o autismo, desmistificar estereótipos e disseminar informações precisas sobre o transtorno.

De acordo com D’Angelo, o objetivo da data é promover a aceitação e a inclusão das pessoas com autismo na sociedade. “O dia 2 de abril também é uma oportunidade para as pessoas com autismo e suas famílias compartilharem suas experiências e desafios, destacando as necessidades específicas dessas pessoas e defendendo seus direitos”, explica.

O dia 2 de abril é reconhecido internacionalmente como o Dia Mundial da Conscientização do Autismo. Em 2007, essa data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para aumentar a conscientização sobre o autismo e promover a inclusão e a compreensão das pessoas que são portadoras desse transtorno.

Aumentar o conhecimento sobre as pessoas com espectro autista é importante na sensibilização da sociedade em relação ao autismo, na promoção de uma cultura de respeito, aceitação e apoio para todas as pessoas que vivem com esse transtorno. “A conscientização é fundamental para a construção de uma sociedade mais inclusiva, na qual as pessoas com autismo possam ser compreendidas, respeitadas e tenham acesso a oportunidades iguais”, acrescente o deputado.