NOTÍCIAS

Dan Câmara apela à Cosama por trato adequado às populações interioranas

Por Assessoria de Comunicação

18.out.2023 12:37h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado Comandante Dan (Podemos) deu visibilidade na sessão plenária, desta quarta-feira (18), ao documento que recebeu do vereador Francisco Taveira da Silva, subscrito por todos os demais parlamentares da Câmara Municipal de Carauari, solicitando a intervenção para solução do problema enfrentado no abastecimento de água daquela cidade, com 29 mil habitantes e distante de Manaus 787 quilômetros em linha reta.

O documento do legislativo carauariense informa que à Companhia de Saneamento do Amazonas (COSAMA), sem informação ou consulta prévia à população, ou àquele legislativo municipal, promoveu uma revisão tarifária abusiva. Os aumentos recebidos na conta mensal de consumo de água dos usuários variam entre 100% a 500%. Os vereadores pontuam no documento que ainda há bairros de Carauari que não possuem rede de abastecimento de água potável, demonstrando o baixo investimento da Companhia.

Eles, os vereadores, apelam que Dan Câmara intervenha junto ao Governador do Estado e ao Superintendente da Cosama para que não seja aplicada a revisão tarifária enquanto vigorar o decreto de calamidade pública em razão da estiagem e da seca (Decreto Estadual 48.167/2023); pedem ainda um reestudo para a elaboração da nova tarifa, tendo em mente que cinqüenta por cento dos cidadãos daquela cidade sobrevivem do Programa Bolsa Família.

Câmara anunciou que encaminhará requerimento indicativo com os pedidos dos vereadores carauarienses ao Governador Wilson Lima e instituições cabíveis e que convidará a Cosama e a Agência Nacional de Águas e de Saneamento Básico (ANA), para explicar na Assembleia o protocolo de atendimento às demandas do interior durante e depois da calamidade pública da seca. “Falta sensibilidade da gestão daquela companhia; vivemos um momento em que as populações da Amazônia sofrem falta de água para beber, por mais contraditório e absurdo que isso possa parecer; acredito no senso de justiça do Governador e tenho certeza que ele dará uma pronta resposta ao problema”, disse. Câmara informou ainda que recorrerá às comissões parlamentares de Obras e Serviços Públicos e de Direito do Consumidor, para que nenhum cidadão de Carauari seja prejudicado pelo não pagamento da tarifa e para verificarem, juntos, que tipo de tratamento está sendo concedido pela Cosama e outros serviços concedidos às populações do interior, de uma forma mais ampla.