NOTÍCIAS

Dan Câmara comemora presença da Funai, Sejusc e SSP nas unidades móveis da Previdência Social

Por Assessoria de Comunicação

30.out.2023 15:35h
img
Foto: Divulgação Assessoria

As unidades móveis da Previdência Social, os PrevBarcos, voltaram a funcionar nesta segunda-feira, 30, e passam a contar com a presença da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai); da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Sejusc) e da Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) na emissão de documentos. A presença foi motivada por um requerimento indicativo do deputado estadual Comandante Dan (Podemos) dirigido no primeiro semestre, deste ano, ao Ministro Carlos Lupi e ao então presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Câmara, que esteve na saída do primeiro PrevBarcos, nesta segunda-feira (30) e agradeceu aos representantes da Previdência Social a acolhida recebida por seus requerimentos. O parlamentar celebrou a inclusão das instituições aos serviços das unidades móveis previdenciárias e destacou que a missão delas é a emissão de documentos. “Temos um déficit enorme quanto à Previdência no Amazonas. A cobertura é de 8,2% enquanto a média nacional varia de 18% a 24%. Por isso, precisamos retirar os obstáculos; a falta de documentação é um dos principais impedimentos para nossa gente se credenciar à recepção dos benefícios a que faz direito”, disse.
Outra novidade, que deverá entrar em vigor e com autoria reivindicada por Dan Câmara é a para realizar a avaliação social e a perícia médica, além das etapas do processo de concessão de benefícios. “Nossa configuração geográfica e extensão territorial tornam alguns atendimentos de serviço públicos muito mais difíceis. Por isso também requeremos ao Ministério essa medida de desburocratização, com o foco no aumento da cobertura previdenciária do Amazonas”, afirmou o deputado, acrescentando que existe uma fila de dois mil idosos e 13 mil PCDs para serem atendidos no Amazonas.

As demais unidades do PrevBarcos começam as atividades entre 30 e 90 dias. A primeira viagem será realizada aos seguintes municípios:
1. Careiro da Várzea, de 30/10 a 03/11;
2. Coari, de 06/11 a 17/11;
3. Anori, de 20/11 а 24/11;
4. Anamã, de 27/11 a 01/12;
5. Caapiranga, de 04/12 a 08/12;
6. Manacapuru, de 11/12 a 23/12.