NOTÍCIAS

Dan Câmara propõe plano de segurança aos estabelecimentos de ensino

Por Assessoria de Comunicação

20.abr.2023 15:02h
img
Foto: Divulgação Assessoria

“As escolas precisam se adaptar aos novos tempos e garantir a segurança de alunos, professores e servidores”. com essa fala, o deputado Comandante Dan (PSC) anunciou nesta quinta-feira, (20), a entrada no sistema do legislativo estadual de um Projeto de Lei, que determina a implantação de planos de segurança e resposta a ameaças nos estabelecimentos de ensino no Amazonas.

Utilizando o modelo bem sucedido adotado as brigadas de combate a incêndio, a solução proposta pelo parlamentar lança mão de planos e brigadas de segurança, permitindo que alunos, funcionários e servidores tenham roteiros pré estabelecidos, sendo capazes de tomar decisões rápidas e adotar atitudes padrões, em caso de qualquer ameaça à segurança. O objetivo é que esse público, hoje ameaçado mundialmente, saiba se defender, rechaçando os perigos sem o uso de armas de fogo.

O Projeto de Lei considera como “estabelecimentos de ensino” todas as unidades de educação infantil, ensino fundamental, médio, técnico e superior, públicas e privadas, localizadas no Estado do Amazonas; e estabelece o traçado dos planos e o treinamento de rotinas, para testes de eficácia e efetividade do planejamento. A estrutura mínima de requisitos a serem contemplados nos Planos de Segurança, bem como a fiscalização e controle dos Planos e respectivos calendários de treinamento caberão aos órgãos competentes na área.

Dan Câmara afirmou que a Assembleia Legislativa precisa propor leis eficazes à sociedade e que transformem a realidade.“Hoje, dia 20 de abril, diante das ameaças, muitas escolas fecharam. O certo seria o poder público dizer aos pais que elas estavam abertas, porque a segurança estava garantida. Já está na hora de virarmos essa mesa em favor da cultura da paz, e não do pavor”, concluiu.