NOTÍCIAS

Dan Câmara quer manter proximidade com os novos titulares do Ministério da Justiça

Por Assessoria de Comunicação

24.jan.2024 14:14h
img
Foto: Assessoria de Comunicação

O deputado Comandante Dan (Podemos) declarou nesta quarta-feira (24) que aguarda a nomeação formal de Mário Sarrubbo como novo secretário Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça para realizar agenda de aproximação. O Diário Oficial da União (DOU) publicou na última segunda-feira (22), a nomeação de Ricardo Lewandowski para o Ministério da Justiça, cargo que o ex-ministro do Supremo deverá exercer a partir de 1º de fevereiro.

 

O deputado, que preside a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), ressaltou a importância de manter uma proximidade com aquela pasta. “O Ministério é da Justiça e Segurança Pública e, ao falarmos de segurança, mencionamos uma área em que a prerrogativa de legislar é quase que exclusiva do Poder Executivo Federal. Em meio à crise vivida pelo Amazonas, com o avanço do narcotráfico e do crime organizado, precisamos da União ao nosso lado e a nosso favor”, explicou.

 

Câmara ressaltou que o ministro Flávio Dino e o secretário Nacional de Segurança, Tadeu Alencar, que deixam o Ministério no próximo 31 de janeiro, foram receptivos às demandas que lhes foram apresentadas.

 

“Em 2023, conseguimos chamar a atenção para o Amazonas e trouxemos o secretário Nacional para ouvir os prefeitos e vereadores do interior do Estado. Também o levamos à Tabatinga para uma agenda exclusiva com os prefeitos do Alto Solimões, região mais impactada pelo narcotráfico, em razão da faixa de fronteira”, relembrou.

 

Quem assumirá o lugar de Tadeu Alencar na Secretaria Nacional será Mario Sarrubbo, jurista egresso do Ministério Público. Dan Câmara afirmou que o foco que o Dr. Sarrubbo tem no Direito Criminal e a experiência como fiscal da lei, enquanto membro do Ministério Público, garante um entendimento amplo da questão da segurança pública.

 

O deputado declarou ainda que deseja aproveitar a recente fala do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso, sobre o Brasil perder a soberania da Amazônia para o narcotráfico e os naconegócios e deseja sensibilizá-lo à urgência de ações imediatas e efetivas.

 

A Comissão de Segurança da Aleam deverá promover, no primeiro trimestre deste ano, reunião de prefeitos e vereadores do interior do Amazonas com as comissões de segurança do Congresso Nacional. Segundo Câmara, será uma excelente oportunidade para ter Sarrubbo em Manaus.