NOTÍCIAS

Dan Câmara: Seminário de Segurança Inovadora abordará facção criminosa e violência urbana

Por Assessoria de Comunicação

24.jul.2023 13:58h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Com os números da violência no Estado trazidos à tona pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que mostra o Amazonas como o terceiro mais violento e Manaus como a terceira capital em mortes violentas intencionais (MVI), uma das palestras que ganha força no I Seminário de Segurança Inovadora será sobre “Facção Criminosa e Violência Urbana”. O evento acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto, no auditório Belarmino Lins, da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) e tem à frente o deputado Comandante Dan (PSC), e o deputado Roberto Cidade (União Brasil), presidente do Legislativo Estadual.

A palestra sobre facções criminosas e seus impactos no dia a dia das cidades acontecerá no dia 17 de agosto, no período da manhã, e será proferida pelo jurista Rogério Greco, ex-Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado de Minas Gerais, pertencente a uma nova geração de penalistas e autor de diversos livros sobre o assunto. “Veremos o tema através da visão de um especialista, com vasto conhecimento e experiência, que nos fará enxergar os limites legais e as possibilidades de combate às facções criminosas, hoje infelizmente tão presentes no Amazonas”, declarou Dan Câmara.

“Muitos fatos recentes põem em evidência o tema ao olhar do cidadão amazonense, desde os números da violência, assustadores para a capital e o interior, a episódios em que o crime efetivamente ameaça abertamente a ordem pública”, continuou o parlamentar. Ele mencionou o assassinato de um sargento da PM, ocorrido no sábado, 22 de julho, e posteriormente uma série de ameaças de morte a autoridades e funcionários do sistema prisional, com relato de possíveis ataques por conta da suspenção das visitas no presídios.

O Comandante Dan considerou “incrível como hoje o crime avança sobre a ordem pública e a autoridade constituída, causando terror em áreas da cidade e do Estado”. “Quando encerramos nossa participação na Secretaria Executiva-Adjunta de Gestão Integrada da Segurança Pública (SEAGI), também deixamos pronto e implantado um Plano de Pronta Resposta a Contingências pra tais situações, envolvendo as esferas de governo federal, estadual e municipal e os poderes Executivo, Judiciário, Legislativo, MP e etc; o Estado não pode ser refém”, concluiu.

O I Seminário de Segurança Inovadora é gratuito e já está com as inscrições abertas pelo link https://abre.ai/seminariosegurancainovadora .