NOTÍCIAS

Daniel Almeida participa de seminário na Corte de Contas do Estado

Por Sharleny Oliveira

21.mar.2024 14:28h
img
Foto: Gilson Mello

O deputado Daniel Almeida (Avante) participou do seminário “Igarapés de Manaus: Desafios da Governança e Preservação”, promovido pelo Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), por meio da Escola de Contas Públicas (ECP) e pelo Ministério Público de Contas (MPC), realizado na quarta-feira (20/3), que contou com a presença de diversas autoridades.

A conferência teve como objetivo geral estimular a discussão sobre a degradação dos igarapés e a falta de saneamento adequado, além de identificar projetos e iniciativas de recuperação e governança, promovendo a troca de experiências entre os diversos atores envolvidos.

Na ocasião, Daniel Almeida destacou a relevância do tema e ressaltou a importância de sua discussão e apresentação à sociedade. “Estou muito satisfeito por ter participado dessa discussão tão importante. O tema é fundamental para o bem-estar e desenvolvimento de nossa sociedade. Acredito que é crucial que seja amplamente discutido e apresentado à sociedade, para promover maior conscientização e engajamento. Somente assim poderemos avançar na busca por soluções e melhorias que beneficiem a todos”, concluiu o parlamentar.

Exposição interativa e itinerante

Durante o evento, uma exposição interativa e itinerante reproduziu as casas e a estrutura de água e esgoto do beco do Nonato, localizado no bairro Cachoeirinha, zona Sul de Manaus.

A exposição foi montada pela concessionária em parceria com os artistas Antônio Paulo Rodrigues de Souza, Sincler Dias de Souza e Adilson Bittencourt de Araújo, e fez parte da programação do seminário, que abordou temas como a ocupação desordenada das margens dos igarapés, a falta de infraestrutura e a ausência de monitoramento da qualidade da água.

Beco do Nonato

Com 40 anos de existência e aproximadamente 900 moradores, o beco do Nonato foi a primeira área de palafitas a ter acesso à água tratada e ao serviço de esgotamento sanitário, de acordo com dados da concessionária Águas de Manaus.

Desde o ano passado, o local conta com a coleta e tratamento de esgoto doméstico, por meio da instalação de redes coletoras e de um sistema interligado à Estação de Tratamento de Esgoto do bairro Educandos.