NOTÍCIAS

De autoria do presidente Roberto Cidade, o Fórum das Casas Legislativas do Amazonas, entra no calendário oficial da Aleam

Por Assessoria de Comunicação

06.abr.2022 15:57h
img
Foto: Divulgação Assessoria

De autoria presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Roberto Cidade (UB), foi aprovado e promulgado, nesta quarta-feira (6), o Projeto de Resolução Legislativa (PRL) nº 80 de 2021, que institui no calendário oficial da Casa o Fórum das Casas Legislativas do Amazonas (Feclam).

O evento visa proporcionar o intercâmbio de experiências e a difusão de conhecimento relativos à atividade parlamentar entre as Câmaras Municipais do interior do Amazonas.

“Tivemos o primeiro Feclam ano passado, com a participação de quase mil pessoas, entre prefeitos, vereadores e pessoas responsáveis pelas Casas Legislativas do interior do Amazonas. Teremos agora a segunda edição, entre os dias 19 e 20 de abril. A Assembleia Legislativa é a casa mãe, é a maior Casa Legislativa do estado do Amazonas e é quem pode dar o suporte necessário para que os vereadores se desenvolvam, cresçam no legislativo municipal. A nossa intenção é transmitir conhecimento, é ajudar os vereadores do interior a melhorarem os trabalhos deles nas casas municipais”, afirmou.

Cidade reforçou que o Feclam é uma oportunidade para que, por meio do conhecimento colocado à disposição dos agentes públicos, seja fomentado o empoderamento político e, consequentemente, haja ganhos aos munícipes por meio de projetos de lei e outras ferramentas que resultem em qualidade de vida e ganho social nas cidades do interior do estado.

“Identificamos que esse apoio é necessário, por isso, estamos dando suporte a eles por meio de cursos, ajudando a reformularem o regimento interno, explicando sobre pontos em que eles podem atuar. Nosso intuito é trocar conhecimento para que os vereadores do interior do Amazonas possam crescer politicamente e, eles crescendo politicamente, com certeza quem é beneficiado, quem ganha é a população do estado do Amazonas. O Feclam veio pra ficar”, reforçou.

“O Feclam deve entrar no calendário oficial da Aleam sempre no primeiro semestre de cada ano para preparar os vereadores, especialmente, os de primeiro mandato que queiram aprender e trocar conhecimento. O Feclam é um marco, é um trabalho em que a Assembleia toda está envolvida”, concluiu.

A primeira edição do Fórum das Casas Legislativas do Amazonas ocorreu nos dias 21 e 22 de outubro de 2021 e teve como tema: “Papel das Casas Legislativas do Estado do Amazonas no Sistema Democrático Brasileiro”. A segunda edição está marcada para os próximos dias 19 e 20 de abril..

Skip to content