NOTÍCIAS

Debora Menezes se posiciona a favor da BR-319 e pede rapidez no envio de recursos para combater seca e estiagem no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

18.out.2023 12:33h
img
Foto: Bruno Castro

A deputada estadual Debora Menezes (PL) reforçou, nesta quarta-feria (18), seu posicionamento a favor da conclusão da BR-319 e solicitou ações urgentes do Governo Federal para combater a seca e a estiagem no Amazonas.

A BR-319, que liga as cidades de Manaus (AM) e Porto Velho (RO), é uma importante rota de escoamento de produtos e desenvolvimento econômico para a Região Norte do Brasil. No entanto, a situação precária a torna inviável para trafegabilidade, ainda mais no momento crítico, em que os rios estão intransitáveis.

A deputada ressaltou a importância da conclusão da BR-319, segundo ela, não apenas para a economia do estado, mas para melhorar a infraestrutura e logística, possibilitando o acesso a serviços básicos, afetados no momento emergencial que o Estado vivencia um momento crítico.

Além disso, a parlamentar também destacou a urgência de medidas para combater a seca e estiagem no Amazonas, pois o estado tem enfrentado períodos cada vez mais prolongados de estiagem, causando impactos negativos na agricultura, abastecimento de água e qualidade de vida da população local.

“A seca e estiagem têm causado grandes prejuízos para o Amazonas, afetando a vida de milhares de pessoas. É necessário agir com rapidez e enviar recursos para implementar políticas públicas que minimizem os efeitos desses efeitos climáticos”, ressaltou a deputada Débora Menezes.

A parlamentar também reforçou a importância da preservação ambiental como forma de enfrentar as mudanças climáticas e garantir o futuro das próximas gerações.

“Devemos priorizar ações que promovam a sustentabilidade e o equilíbrio ambiental, buscando alternativas de desenvolvimento que sejam socialmente justas e ambientalmente responsáveis”, enfatizou.

“O que me causou indignação, foi a demora de uma resposta direta do Governo Federal para agir no pior momento dessa crise. Depois de muita pressão, críticas e cobrança nas redes sociais e na mídia local, porque a nacional pouco levou a sério tivemos, mesmo que tardiamente, uma resposta da ministra e do Governo Lula para enviar ajuda humanitária, porém, sem um planejamento ordenado para que eles possam agir por aqui”, externou a deputada.

A parlamentar possui 13 requerimentos protocolados pedindo reforço e assistência, não somente para Manaus, como para o interior do Amazonas, inclusive, antes do céu de Manaus ficar encoberto pela fumaça tóxica. Ela se manter em constante vigilância e acompanhando de perto todo o processo, inclusive em conversas com o governador Wilson Lima para buscar uma solução efetiva, dispondo de toda a ajuda possível.

“Estamos chegando ao fim do ano e vendo o Polo Industrial ser impactado. O desabastecimento pode parar operações estratégicas; férias coletivas sendo dadas. Não há matéria-prima para tocar a produção,. O comércio pode ser impactado; empregos temporários, quando muitos amazonenses buscam recolocação no mercado de trabalho, devem ter redução. É uma cadeia toda de produção e consumo afetada e que pode ser amenizada com o esforço conjunto de todos”, destacou a deputada.