NOTÍCIAS

Delegado da PF Leandro Almada recebe Título de Cidadão Amazonense na Aleam, por indicação do deputado Péricles

Por Assessoria de Comunicação

04.ago.2023 12:57h
img
Foto: João Pedro Figueiredo

Em razão dos relevantes serviços prestados em favor dos amazonenses, em especial em prol da Segurança Pública do Estado, a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), realizou a outorga do Título de Cidadão Amazonense ao delegado da Polícia Federal (PF) Leandro Almada da Costa. A honraria ao delegado da PF foi proposta pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL) e aprovada na Casa pelos parlamentares em maio do ano passado.

A solenidade, que foi presidida pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos), contou com a presença do secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social e delegado aposentado da PF, Sérgio Fontes, que no ato representou o prefeito de Manaus, David Almeida (Avante); o ex-superintendente regional da Polícia Federal no Amazonas, Mauro Sposito, e do coronel Joilson Silva Lima, bem como amigos e familiares do homenageado.

O deputado Delegado Péricles destacou que a homenagem ao delegado Leandro Almada é justa porque o combate a organizações criminosas no Amazonas sempre esteve como mote de trabalho de Almada. “Considero justa e merecida a concessão do Título de Cidadão Amazonense ao delegado da PF Leandro Almada pela atuação aqui em nosso Estado em prol da Segurança Pública, onde chefiou importantes ações de combate ao crime organizado”, justificou o parlamentar.

Atualmente, o delegado Leandro Almada está à frente da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro (SR/PF/RJ), mas por muitos anos trabalhou no Amazonas, à frente de importantes unidades da PF no Estado, tendo destaque nas suas atuações e se tornando, inclusive, superintendente Regional da PF no Amazonas, em 2021. Na ocasião da solenidade, Almada falou da importância de receber o título.

“Das honrarias e distinções que eu recebi até hoje na minha carreira, certamente essa é a maior delas. Agradeço muito ao deputado Delegado Péricles, porque é um título que para mim traz muito orgulho. Eu me sinto já um cidadão amazonense há muito tempo. Eu e minha família residimos aqui por 13 anos, dos 16 anos que estou na PF. Essa nova certidão de nascimento do Amazonas me orgulha muito e vai ficar em um local de destaque no meu gabinete, na Superintendência da PF, no Rio de Janeiro”, declarou Leandro Almada, agradecendo o deputado Delegado Péricles pela indicação da honraria.

 

Perfil

Leandro Almada foi oficial temporário do Exército Brasileiro e delegado de Polícia Civil de Minas Gerais. Ingressou na PF em 2008 aqui no Amazonas, onde chefiou importantes ações de combate ao crime organizado.

Esteve à frente de importantes unidades da PF no AM, como a Delegacia de Repressão a Entorpecentes; Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado. Atuou como coordenador de Ensino da Academia Nacional de Polícia; no Grupo de Investigações Sensíveis; no Grupo de Investigações Ambientais Sensíveis; como Delegado Regional Executivo, e como Corregedor-Geral da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Amazonas.