NOTÍCIAS

Delegado Péricles cobra cumprimento de direitos de profissionais de segurança pública

Por Assessoria de Comunicação

09.jun.2022 13:00h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O descumprimento de direitos dos profissionais de segurança pública do Amazonas foi o assunto levantado pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL), na manhã desta quinta-feira (9), na Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). Segundo o parlamentar, mesmo que conquistas tenham sido obtidas pela categoria nos últimos anos, a ineficácia no cumprimento de pautas como a Gratificação de Cursos (Lei de Cursos) e a promoção de classes como a de escrivães e peritos da Polícia Civil do Amazonas (PCAM) seguem pendentes sem ações efetivas da gestão.

“Ontem houve a promoção dos policiais e bombeiros militares e quero parabenizá-los por isso, que é um direito deles e devia ser até mesmo automático assim que cumprido o requisito. Mas na mesma esteira, quero trazer à discussão a Lei de Cursos, que era conquista pra ser comemorada pelas categorias, mas infelizmente não tem chegado a muitos PMs, principalmente praças”, afirmou o deputado estadual, que há dois anos desafiou o Governo a enviar mensagem para a Casa Legislativa e em dezembro de 2020 comemorou aprovação na Aleam.

Ainda durante discurso, Péricles reforçou cobrança sobre a promoção de escrivães e investigadores da Polícia Civil. De acordo com o deputado, mesmo tendo colaborado diretamente com mobilização da categoria para o cumprimento de direitos nas últimas três semanas, nenhuma sinalização do Estado foi dada neste sentido.

“Peço sensibilidade do governo para assegurar o que é direito desses profissionais. Muitos deles estão sem promoção desde que assumiram em 2011, permanecendo até hoje na quarta classe. É claro que isso gera indignação da categoria, justamente por ser um direito. Há decisão judicial sobre isso e mesmo assim nenhum aceno foi dada no sentido de analisar e promover os colegas policiais. Peço que o governo se manifeste e assegure esse direito a quem protege nossas famílias”, concluiu.