NOTÍCIAS

Delegado Péricles comemora não-obrigatoriedade do passaporte vacinal nas escolas

Por Assessoria de Comunicação

10.fev.2022 16:07h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Delegado Péricles comemorou, na manhã desta quinta-feira (10), o  anúncio de que o passaporte vacinal não será mais pré-requisito obrigatório para matrículas de crianças na rede municipal de ensino. Para o deputado estadual, recuar na imposição do documento foi atitude sensata e correta do prefeito David Almeida e manter a não-cobrança foi gesto justo do governador Wilson Lima. Péricles foi o deputado estadual que utilizou a Tribuna nos últimos dias para se posicionar contra o passaporte e, ainda, o que propôs Projeto de Lei que visa proibir essa cobrança como garantia de livre acesso à educação.

“Depois de levantar nesses últimos dias minha posição não contra a vacina – da qual sou favorável -, mas contra o passaporte vacinal, hoje venho à Tribuna reconhecer o gesto sensato do prefeito David Almeida em voltar atrás sobre a imposição do passaporte vacinal como condição para que as crianças tenham acesso às salas de aula na rede municipal. Assim como reconheço a postura do governador que, desde o início, não impôs a vacina contra Covid-19 como condição de matrícula. Tenho certeza que hoje reinou a liberdade de ir e vir, de escolha dos pais sobre seus filhos e, acima de tudo, o acesso irrestrito ao direito fundamental da educação”, comemorou o parlamentar.

Na Tribuna, Péricles apresentou matérias com dados da Unicef que mostram o quanto a evasão escolar aumentou durante a pandemia e o quanto a repetição desse quadro deve ser evitada neste momento. “Não podemos deixar que qualquer criança, vacinada ou não, tenha acesso à sala de aula negado. As consequências da falta nas salas de aula são desastrosas, irreversíveis para elas, suas famílias, para o nosso país. Tenho certeza de que agora os pais estão mais tranquilos em relação aos seus filhos”, continuou.

Para o deputado estadual, o caminho correto é o que tem sido seguido pelo Governo Federal:  investir em ações que incentivem as pessoas à vacinação e fornecer vacinas e estrutura para que isso aconteça. “O Governo Federal tem feito isso muito bem. As ações de conscientização estão aí, assim como não faltam vacinas no país. A Prefeitura de Manaus também tem feito trabalho organizado na aplicação dessas vacinas – eu mesmo já estive nos postos e presenciei isso – e sei que assim seguirá como gestão”, concluiu.

 

 

Assessoria de Comunicação

Marília Pimenta  – 98110-1244m