NOTÍCIAS

Delegado Péricles reforça importância de confirmação do aumento de provas corrigidas pela PCAM

Por Assessoria de Comunicação

12.mai.2022 15:09h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O anúncio do aumento no número de correções de provas do concurso da Polícia Civil do Amazonas (PCAM), feito pelo governador do Estado, Wilson Lima, na manhã desta quinta-feira (12), foi para o deputado estadual Delegado Péricles importante passo para o aprimoramento efetivo da Segurança Pública no estado. Para Péricles, a equiparação de provas corrigidas para os cargos de investigador, escrivão e delegado com as de perito (6 vezes a quantidade do total de vagas) é, além de justiça com candidatos, uma possibilidade maior de chamamento para todas as vagas ofertadas e também da formação de um cadastro reserva, evitando maiores custos ao erário público com a realização de  novo concurso.

“O anúncio foi justo. A luta não se trata apenas de candidatos querendo uma vaga na PC, mas de um Estado que precisa urgentemente fortalecer seu efetivo e dar às nossas famílias a tão sonhada garantia de segurança. Precisamos ver o aumento do número de provas corrigidas não só como algo que favorece candidatos às vagas. Além do preenchimento dos cargos ofertados, teremos, ainda, uma possibilidade real de formação de cadastro  reserva de profissionais que podem ser convocados de acordo com a necessidade do Estado sem que haja necessariamente um novo investimento de verba pública em um novo certame”, continuou.

Desde que assumiu ao mandato, Péricles encampou lutas relacionadas aos concurseiros. A primeira vitória veio com o chamamento dos profissionais de saúde aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros de 2009. Todos lutavam na esfera judicial há dez anos. Péricles mediou tanto junto ao Estado quanto junto à Justiça e comemorou quando a categoria foi inserida no serviço público, auxiliando a saúde, inclusive, em momento decisivo como o da pandemia.

Ano passado, o parlamentar apresentou três emendas à Lei Orgânica do Município (LOA) na intenção de assegurar orçamento para a realização dos certames. Este ano, com o anúncio da realização das provas, o deputado estadual disponibilizou apostilas para estudo e mobilizou, com o apoio de profissionais de educação física, concurseiros na preparação orienta para o Teste de Aptidão Física (TAF).

“Eu já estive do lado do concurseiro. Sei o quanto a rotina de estudos é cansativa, a espera pela realização desses certames são angustiantes. Quando eles realmente acontecem é necessário que façamos justiça em todos os aspectos. Não há maior motivação do que querer uma segurança pública melhor para todos nós. O atual efetivo é guerreiro, mas não pode sozinho combater o aumento de criminalidade no Amazonas. Essa turma chega para reforçar a luta”, concluiu Péricles.

 

 

 

 

Marília Pimenta  – 98110-1244