NOTÍCIAS

Deputada Débora Menezes alerta para a quantidade de denúncias no Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Por Assessoria de Comunicação

18.mai.2023 16:08h
img
Foto: Hércules Andrade

A deputada estadual Débora Menezes (PL) fez um alerta durante a Sessão Plenária, desta quinta-feira, 18/5, na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), dedicada ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, sobre os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, que dão conta de que nos primeiros 4 meses de 2023, foram registradas 60.631 denúncias de violência contra crianças e adolescentes no país, sendo 1.960 delas no Amazonas

“Os dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos são preocupantes, das mais de 60 mil denúncias registradas até abril, aproximadamente 2 mil delas são do Amazonas. Aqui nesta casa nós trabalhamos todos os dias pra tentar mudar essa realidade de alguma forma. E é dever de todos nós lutarmos por nossas crianças e pelos nossos adolescentes”, pontuou Débora.

Titular da Comissão de Promoção ao Desporto e Defesa dos Direitos das Crianças, Adolescentes e Jovens da Aleam, a parlamentar é autora do Projeto de Lei nº 470/2023, que dispõe sobre o ensino de defesa pessoal ou modalidade de luta corporal às alunas do ensino fundamental e médio da rede estadual, além do Requerimento nº 2061/2023, que solicita a criação e implantação de curso de defesa pessoal às crianças e adolescentes, da rede estadual de ensino.

“É uma maneira que encontramos, de tentar fazer com que os nossos jovens possam se proteger em um primeiro momento, caso seja preciso”, salientou.

Débora também chamou a atenção para que pais e responsáveis, ou mesmo pessoas que fazem parte do cotidiano de crianças e adolescentes, observem o comportamento dos jovens, e caso identifiquem algo diferente, busquem auxílio.

“Você que é pai, mãe, professor, vizinho, fique atento às atitudes de sua criança, de seu adolescente para que você possa denunciar. É dever de todos nós lutarmos por nossas crianças, pelos nossos adolescentes, para que sua inocência e seus sonhos não sejam destruídos”, concluiu.