NOTÍCIAS

Deputada Débora Menezes solicita inclusão de obras da BR-319 no PAC

Por Assessoria de Comunicação

17.ago.2023 15:11h
img
Foto: Hércules Andrade

Para assegurar a integração do Amazonas com o restante do país, a partir do sul do Estado, a deputada estadual Débora Menezes (PL/AM), apresentou nesta quinta-feira, 17/8, ao Executivo estadual, o Requerimento nº 3.880/2023, que solicita a inclusão da BR-319 (Manaus – Porto Velho), ao Programa de Aceleração de Crescimento (PAC) 3, do governo federal.

“Não podemos permitir que o Amazonas siga isolado do restante do país, assim como não podemos prejudicar os produtores agrícolas e pecuaristas daquela região, como é o caso de Humaitá, Lábrea e Manicoré com o escoamento de suas produções”, pontua a deputada Débora Menezes.

No último dia 11, o governo federal anunciou um investimento de R$ 47,2 bilhões em obras para o Amazonas, por meio do PAC, entretanto a BR-319 não está incluída nos investimentos para o Estado.

“Manter a BR-319 com trechos intrafegáveis é inadmissível e um desrespeito com as inúmeras comunidades que moram ao longo da rodovia, e nutrem a esperança de que algum dia, esses trechos serão recuperados. Além disso, a BR-319 liberada para uso, será mais uma alternativa para o amazonense poder se deslocar em direção às regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país, não dependendo apenas do transporte aéreo”, conclui.

Em seus 885 quilômetros, a BR-319, apresenta dois trechos críticos, que se estendem por mais de 450 quilômetros: o lote C, localizado entre o quilômetro 198 e o quilômetro 250; e o trecho do Meio, do quilômetro 250 ao quilômetro 655.