NOTÍCIAS

Deputada Joana Darc destaca parceria entre Estado e Instituições para contratação de professores

Por Assessoria

06.ago.2021 11:18h
img
Foto: Matheus Ponce

“As instituições de educação especial no Amazonas e o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), firmarão um Termo de Cooperação Técnica onde após longos 14 anos, os quadros de professores dessas instituições serão atualizados e terão o quantitativo de profissionais necessários para atender de maneira plena, os alunos com deficiência matriculados nesses locais”, anunciou nesta quinta-feira (5) a deputada estadual Joana Darc (PL), responsável pela articulação da ação que pretende impulsionar a qualidade da educação especial em todo o Estado.

De acordo com a parlamentar, após reunião com os secretários de estado Luiz Fabian, Kuka Chaves, nova titular da Seduc, Socorro Gil, presidente da Federação das Apaes do Amazonas e Jorginho do Povo, vereador/ativista dos direitos das pessoas com deficiência, ficou acordado que o Termo de Cooperação, será assinado durante a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que será realizada entre os dias 21 e 28 de agosto.

“A educação transforma a vida de todos. Mas, na vida de uma pessoa com deficiência, ela faz uma diferença imensurável. Como parlamentar, estou orgulhosa por essa grande conquista. Mas, como mãe de um bebê com síndrome de down, estou emocionada e grata a Deus por estar sendo instrumento de ações, que vão revolucionar a vida de centenas de famílias em nosso Estado”, comemorou Joana Darc.

Mãe do pequeno Joaquim, diagnosticado com Síndrome de Down, Joana Darc, trabalha dentro e fora da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), para resgatar e ampliar os direitos das pessoas com todos os tipos de deficiência e segundo ela, dar estrutura para às instituições de educação é fundamental e o começo de um novo momento para esse segmento da sociedade.

“Estamos entusiasmados para fechar uma data. Mas, estamos afinando com todos os entes envolvidos, para que seja um momento memorável”, explicando que a ideia, é realizar um evento que movimente ações integradas com a Secretaria de estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped).

Na prática

Com a assinatura do Termo de Cooperação Técnica, que dever ter validade até o dia 31 de dezembro de 2022, todos os municípios que tiverem instituições de educação especial, receberão em seus quadros de profissionais, professores da rede pública estadual. Conforme, explicou a secretária Kuka Chaves, serão avaliados os municípios com professores excedentes e com déficit.

Em casos de localidades que tenham professores disponíveis, a disponibilização para o atendimento às instituições será imediata. Já, os que não possuírem terão abertos os chamados processos seletivos. “Estamos comprometidos em fazer isso acontecer. Todos os levantamentos necessários, já começaram a ser feitos, ainda na gestão do secretário Luiz Fabian e darei continuidade”, pontuou Kuka Chaves.

Luiz Fabian também sinalizou sua disposição em articular não só à medida, que levará mais professores para as salas de aulas de instituições de educação especial, mas todas às iniciativas que fomentem assistências para às pessoas com deficiência e suas famílias.

Suporte

Joana Darc também recebeu outro pleito dos representantes das instituições de educação especial no Amazonas. Que é a existência de suporte técnico dentro das estruturas especializadas do Governo.

De acordo com a presidente da Federação das Apaes do Amazonas, Socorro Guedes, é importante encontrar apoio técnico dentro da estrutura do Governo e com a ajuda da deputada Joana Darc, será possível construir uma ponte sólida entre a sociedade civil organizada e o Poder Público.

“Ter esse apoio em áreas como a da educação, saúde, esporte e cultura, será importante para que possamos caminhar nesses lugares, explorando todas as possibilidades possíveis para levar cidadania às pessoas com deficiência e suas famílias, não importando onde eles estejam”, ressaltou Socorro Guedes.