NOTÍCIAS

Deputada Joana Darc homenageia médicos veterinários na Assembleia Legislativa

Por Assessoria

10.set.2021 8:48h
img
Foto: Matheus Ponce

Responsáveis pelo cuidado da saúde animal, os mais de mil médicos veterinários do Amazonas foram homenageados pela deputada Joana Darc (PL), em sessão especial, realizada na quinta-feira (9), no plenário da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Além da comenda a autora da propositura, que é acadêmica da medicina veterinária e autora da Lei que instituiu o Dia do Médico Veterinário no Amazonas, no dia 9 de setembro, destacou as ações em prol de emprego e renda para os profissionais, entre eles a conquista do Castramóveis, o chamamento do concurso público, e a própria Lei Nº 4.820/19 que institui o Dia do Veterinário no calendário oficial do estado, entre outros.

“Eu sou defensora dos animais, da causa PCD, mas eu também sou defensora dos médicos veterinários. Tenho sido uma voz ativa aqui na Assembleia Legislativa. E quando falo isso, me refiro a emprego e renda, de oportunidades, como nossa luta no momento em que queriam tirar os médicos veterinários dos frigoríficos, e conseguimos manter esses profissionais”, lembrou a deputada.

“Falo do castramóveis, um sonho não apenas para os animais, mas para os profissionais, pois vamos conseguir empregar vários médicos veterinários, na capital e no interior. Daqui a pouco teremos o Hospital Público veterinário, uma luta minha, que vai se tornar realidade e que vai contribuir para geração de emprego para muitos médicos veterinários.Tem também o chamamento dos concursados, que hoje estão como servidores públicos e estão conseguindo manter a renda de suas famílias”, pontuou Joana Darc.

Para o presidente do Conselho Municipal de Saúde de Manaus, médico veterinário Jorge Luiz Carneiro, ao citar a famosa frase do cientista francês Louis Pasteur “a medicina cura o homem, a medicina veterinária cura a humanidade”, destacou a sessão especial como um momento de festa e valorização a profissão de médico veterinário, que tem um papel fundamental para a sociedade.

“Louis Pasteur dizia, há mais de 25 anos, que o médico cura o ser humano, a medicina veterinária cura a humanidade’. A nossa responsabilidade é muito grande, pois quando escolhemos a nossa profissão sabemos que íamos cuidar, prioritariamente de animais, mas os reflexos desse tratamento acabam, com certeza, impactando no ser humano, na humanidade”, pontuou.

Já o vice-presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária no Amazonas (CRMV), José Omena, destacou que o trabalho do médico veterinário, vai muito além da clínica ou o cuidado da saúde e bem estar animal, mas ganhou a chancela do governo federal para atuar ao lado de outros profissionais que também trabalham na atenção básica dos municípios.

“Trabalhamos além do atendimento nas clínicas e cuidado da saúde animal. Na saúde, na interação entre seres humanos, animais e o meio ambiente. Hoje a gente também tem que se preocupar com a sustentabilidade, ou seja, são profissionais multidisciplinar com mais de 80 áreas de atuação. Eu quero também, aproveitar para destacar e reconhecer o trabalho desses profissionais no período da pandemia do Covid, pelos serviços prestados a sociedade”, pontuou destacando alguns profissionais que perderam a vida para o vírus.