NOTÍCIAS

Deputada Joana Darc realiza Sessão Especial pela importância do aleitamento materno no Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

26.ago.2023 9:18h
img
Foto: Fábio Romão

Proposto pela deputada estadual Joana Darc (UB), a Sessão Especial em Alusão ao Agosto Dourado, pela importância do aleitamento materno, foi realizada nesta sexta-feira (25/08), na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam). A solenidade contou com a presença de profissionais especialistas no assunto e de mães lactantes.

A campanha foi criada para simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação e para debater sobre a importância da amamentação para a saúde do bebê. Para a parlamentar, a intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno devem ser priorizadas além do mês de conscientização.

“Essa Sessão é para comemorar, mas também para debater as políticas públicas para mães e, principalmente, trazer informações sobre a importância da amamentação, pois isso é questão de saúde pública. Amamentar é um momento único na vida da mulher mãe, pois é o momento em que estamos alimentando uma vida. O leite materno é um laço que une a mãe e o filho eternamente”, disse Joana.

A parlamentar ainda parabenizou e agradeceu todos os profissionais da saúde que atuam nas Maternidades e Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Amazonas que trabalham com a amamentação.

Experiência sobre a maternidade

Durante a sessão, Joana Darc contou sua experiência durante a amamentação do seu primeiro filho, Joaquim, que é uma criança com Síndrome de Down. Inclusive, vale ressaltar que a parlamentar está grávida do seu segundo filho, gravidez anunciada em 05 de agosto deste ano.

“Quando me tornei mãe, não sabia o quão grande seria o desafio de amamentar. Mas, com auxílio de profissionais e ajuda do meu pequeno Joaquim, consegui amamentar, e afirmo que é muito gratificante. Foi a melhor experiência que eu tive na minha vida”, ressaltou.

Com o nascimento do filho Joaquim, durante o seu primeiro mandato, a parlamentar se tornou a primeira mulher a usufruir do direito de licença-maternidade, tendo sido necessário até a mudança do Regimento Interno da Aleam, que antes não contemplava tal direito.

Sobre o Agosto Dourado

O Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação. Essencial para a sobrevivência, a nutrição e o desenvolvimento nos primeiros meses de vida e no início da infância, o leite materno é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o “alimento de ouro” para os bebês. Por isso, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.

De acordo com especialistas, a amamentação exclusiva reduz a mortalidade infantil por doenças comuns na infância, como a diarreia e a pneumonia, e ajuda na recuperação de enfermidades. Inclusive, o apoio adequado às mães e às famílias no processo de amamentação pode salvar a vida de muitos bebês.