NOTÍCIAS

Deputada Mayra Dias pede urgência para máquina de cateterismo e insumos no Hospital Francisca Mendes

Por Assessoria de Comunicação

30.nov.2023 18:42h
img
Foto: Aguilar Abecassis

Diante dos problemas enfrentados pelo Hospital Universitário Francisca Mendes nos exames de cateterismo e na escassez de insumos essenciais para cirurgias de substituição da válvula mitral, a deputada estadual Mayra Dias (Avante) apresentou os requerimentos n° 5377 e n n° 5089/2023, buscando ações imediatas para diminuir a fila de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que aguardam esses atendimentos.

No Requerimento n° 5377, a parlamentar expressa profunda preocupação com a saúde cardíaca da população amazonense, solicitando a manutenção e reposição da máquina de cateterismo na unidade de saúde, que está com defeito há mais de um ano.

“A situação gerou uma extensa fila de espera, ultrapassando mil pacientes, conforme denúncias e apelos de familiares de usuários do serviço. Muitos desses pacientes encontram-se em estado crítico, correndo risco de morte, sem condições de arcar com os custos elevados em hospitais particulares”, denunciou a deputada.

No Requerimento n° 5089, Mayra Dias solicita os insumos necessários para as cirurgias de substituição da Válvula Mitral, visando reduzir o tempo de espera dos pacientes que sofrem com o avanço da doença.

Denúncias veiculadas pela imprensa e encaminhadas ao gabinete da parlamentar indicam que pacientes com insuficiência cardíaca enfrentam dificuldades para realizar a cirurgia devido à escassez de insumos. Apenas aqueles que chegam à unidade de saúde em estado crítico têm acesso aos procedimentos.

“A solicitação justifica-se pelos transtornos relatados pelos usuários do Hospital do Coração Francisca Mendes, relacionados à falta de prótese mitral biológica e outros insumos essenciais para as cirurgias de troca de válvula mitral, o que está em total desacordo com o bem-estar da população”, concluiu.

Os pedidos foram encaminhados ao governador Wilson Lima e ao Secretário de Estado da Saúde, Anoar Samad.