NOTÍCIAS

Deputada Mayra Dias propõe campanha para conscientização sobre depressão infantojuvenil

Por Carlos Alexandre

21.dez.2023 10:07h
img
Foto: Aguilar Abecassis

A deputada estadual Mayra Dias (Avante) propôs ao Governo do Estado do Amazonas a implementação da Campanha de Conscientização sobre Depressão Infantil e na Adolescência. Para a parlamentar, é uma questão de saúde pública que requer atenção imediata.

 

A depressão em crianças e adolescentes é uma preocupação séria, impactando o desenvolvimento físico, cognitivo, emocional e social. Pode resultar em baixo rendimento escolar, isolamento social, comportamentos de risco, abuso de substâncias, automutilação e até suicídio. Além disso, a depressão nessa fase pode aumentar o risco de transtornos mentais na vida adulta.

 

A Organização Mundial da Saúde (OMS) destaca que a depressão é a principal causa de incapacidade global, afetando mais de 300 milhões de pessoas, incluindo cerca de 10% de crianças e adolescentes.

 

A campanha proposta está planejada para outubro, alinhada com o Dia Mundial da Saúde Mental em 10 de outubro. A deputada enfatiza que a iniciativa visa promover prevenção, diagnóstico precoce e tratamento adequado, além de impulsionar políticas públicas e programas abrangentes de assistência à saúde mental.

 

“A campanha também tem o propósito de incentivar a prevenção, o diagnóstico precoce e o tratamento adequado da depressão em crianças e adolescentes, bem como estimular o desenvolvimento de políticas públicas e programas de assistência integral à saúde mental da população”, destacou a parlamentar.

 

“A depressão infantil e na adolescência é um desafio que exige o envolvimento de todos os setores da sociedade. Por isso, a campanha busca integrar as diversas secretarias estaduais, conselhos profissionais, universidades, organizações não governamentais e demais entidades ligadas à saúde mental infantojuvenil. O objetivo é realizar ações educativas, culturais, artísticas e científicas, abordando de maneira abrangente o tema da depressão nessa faixa etária”, finalizou Mayra.