NOTÍCIAS

Deputada Therezinha Ruiz enaltece a atuação da FAS na entrega de título a Virgilio Viana

Por Assessoria

06.jul.2021 15:13h
img
Foto: Ricardo Machado

As ações de preservação ambiental e de melhoria da qualidade de vida das populações ribeirinhas do Estado, promovidas pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), foram destacadas nesta terça-feira (6) pela deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB), na Sessão Especial de entrega do título de Cidadão do Amazonas ao superintendente geral da instituição, Virgilio Maurício Viana.

“Thabalhar a conservação do meio ambiente no Amazonas não é tarefa fácil, especialmente pela grandiosidade da região, com rios caudalosos, com sua rica biodiversidade e comunidades ribeirinhas isoladas. E essa é a missão da FAS nesses 13 anos de atuação em prol da floresta em pé, dos nossos indígenas e caboclos”, discursou Therezinha Ruiz, representando o Plenário da Aleam.

Uma missão, que na avaliação da deputada, vem sendo cumprida com êxito, sob a coordenação de Virgílio Viana, mineiro de Belo Horizonte, que enfrentou o desafio de articular ações e executar projetos ambientais, sociais, econômicos, educacionais e culturais, voltados para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

Como presidente da Comissão de Educação, Therezinha Ruiz, ressaltou as ações da FAS na área do ensino. A deputada apresentou Emendas Parlamentares destinando recursos à Seduc para a celebração de Termos de Fomento junto à FAS, garantindo apoio ao projeto de Formação e Educação de Populações Ribeirinhas do Amazonas.

“Parabenizo, portanto, o doutor Virgilio Viana, como digno merecedor do Título de Cidadão do Amazonas, pelo compromisso e empenho em tão relevantes serviços prestados ao Estado, em prol do meio ambiente e da sustentabilidade e das comunidades ribeirinhas”, salientou Therezinha.

Cidadão amazonense

Nascido em Belo Horizonte (MG), Virgilio Viana conheceu o Amazonas aos 16 anos em viagem pelo rio Madeira. Começou então uma relação que se fortaleceu na área profissional, com a sua atuação ambiental no Estado.

Virgilio Viana é engenheiro florestal, PhD em Biologia pela Universidade de Harvard, tem Pós-Doutorado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade da Flórida e é Livre Docente em Ciências Florestais pela Universidade Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ/USP).

Em 2003, Virgilio Viana foi designado como primeiro secretário de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas. Nessa função, desenvolveu diversos projetos e implementou o Programa de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, o Programa Bolsa Floresta e protagonizou a primeira Lei de Mudanças Climáticas do Brasil.

A concessão do título de Cidadão do Amazonas, foi proposta pelas deputadas Alessandra Campelo, licenciada, e Joana Darc (PL). Durante a Sessão Especial dirigida pelo deputado Adjuto Afonso (PDT), participaram da mesa: o secretário estadual do Meio Ambiente, Eduardo Taveira; a sub-secretária municipal do Meio Ambiente, Andréa Cidade; o pró-reitor do Ifam, José Pinheiro; o ex-deputado estadual Luiz Castro e o ex-deputado federal pelo Acre, Ronald Ribeiro.