NOTÍCIAS

Deputada Therezinha Ruiz participa da posse de novos defensores públicos do Amazonas

Por Assessoria

21.jun.2021 15:53h
img
Foto: Ricardo Machado

A deputada professora Therezinha Ruiz (PSDB) participou da posse dos novos defensores públicos, que finaliza a série de nomeações dos profissionais aprovados no concurso de 2018, e que passam a integrar o quadro da Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM). A solenidade no formato híbrido foi realizada na manhã desta segunda-feira (21), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam),

Foram empossados no cargo de defensor público de 4ª Classe, Flávia Araújo da Silva; Thaysa Torres Souza, Isabela do Amaral Sales, Danielle Mascarenhas Cunha de Almeida, Elton Dariva Staub, Daniel Bettanin e Silva, Icaro Oliveira Avelar Costa, Elaine Maria Sousa Frota e Eliaquim Antunes de Souza Santos.

Como presidente da Comissão da Mulher do Idoso e da Família, a deputada Therezinha Ruiz, que representou o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, comentou o alcance social das ações promovidas pela Defensoria Pública na assistência jurídica aos segmentos sociais mais necessitados.

“A posse dos novos defensores públicos certamente fortalecerá o trabalho realizado pelo doutor Ricardo Paiva, no atendimento às populações vulneráveis da capital e do interior do Estado. Sabemos que muitos cidadãos idosos, mulheres, pessoas com deficiência, precisam de apoio para ter os seus direitos assegurados, especialmente no interior Estado”, salientou Therezinha Ruiz.

 

Novo Concurso Público

Em seu pronunciamento, o defensor geral do Estado, Ricardo Paiva,

disse que pretende realizar um novo concurso para o cargo de defensor público, ainda em 2021, com o propósito de dar continuidade ao projeto de interiorização do órgão. O certame já está sendo planejado.

O objetivo é reduzir o déficit de defensores e ampliar o alcance do atendimento da instituição nos municípios do interior do Estado. Com a posse dos novos membros, a Defensoria passa a contar com 138 defensores públicos no Amazonas.

Atualmente a Defensoria possui oito polos no interior que atendem 39 municípios, levando assistência jurídica em potencial a 1,3 milhão de pessoas. O projeto de interiorização prevê a implantação de 12 pólos permanentes no interior.

Três pólos foram inaugurados somente na gestão de Ricardo Paiva, que pretende implantar, ainda este ano, mais três polos. São eles: Polo Rio Negro e Solimões, com sede em Manacapuru, Polo do Alto Rio Negro, com sede em São Gabriel, e o Polo do Médio Madeira, com sede em Manicoré.