NOTÍCIAS

Deputado Abdala Fraxe cobra esclarecimentos sobre redução na pista do aeroporto de Tabatinga

Por Renata Fonseca

20.mar.2024 13:16h
img
Foto: Ronaldo Siqueira

Nesta quarta-feira (20/3), o deputado estadual Abdala Fraxe (Avante) informou, em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), que pedirá esclarecimentos, por meio de requerimento, aos responsáveis pela obra do aeroporto de Tabatinga (distante a 1.106 quilômetros de Manaus), que prevê a redução em 600 metros da pista de pousos e decolagens. O encurtamento, segundo o parlamentar, poderá inviabilizar a chegada de aeronaves maiores para o transporte de cargas e de passageiros no município.

O deputado afirmou que recebeu a informação da redução de maneira extraoficial. No entanto, se confirmada, a diminuição da pista que atualmente possui 2,1 quilômetros, resultará em prejuízos para a população.

“Com esse encurtamento, somente as aeronaves de modelo ATR poderão pousar no município e ainda com a sua capacidade total reduzida, tanto em número de passageiros, quanto em quantidade de cargas, por questões de segurança, e isso gerará uma dificuldade enorme no abastecimento do município”, explicou o parlamentar.

Fraxe ressaltou, ainda, que além de Tabatinga outros municípios do Alto Solimões como São Paulo de Olivença, Atalaia do Norte e Benjamin Constant, que já enfrentam dificuldades logísticas, serão prejudicados com a medida. O parlamentar pediu o apoio dos demais deputados para a cobrança do posicionamento da concessionária responsável pelas obras do aeroporto.