NOTÍCIAS

Deputado Álvaro Campelo participa de anúncio da recuperação das estradas em Carauari

Por Giovanne Serafim - Assessoria

30.jul.2021 12:21h
img
Foto: Augusto Ferreira

Foi anunciada na quinta-feira (29), pelo secretário de Estado de Infraestrutura e Região Metropolitana de Manaus (Seinfra), Carlos Henrique, a recuperação das estradas do Gavião (10 km de extensão), e do Riozinho (19 km), em Carauari (distante 788 quilômetros de Manaus). O anúncio ocorreu durante reunião entre o deputado estadual Álvaro Campelo (Progressistas), e o vereador do município, Airton Siqueira (Progressistas). As estradas concentram o principal escoamento de produção dos agricultores, piscicultores e pecuaristas de Carauari.

Segundo Carlos Henrique, a solicitação já está no plano de obras do Governo, e até novembro, a equipe técnica de engenharia da pasta, estará no município realizando o levantamento topográfico para a execução do recapeamento. “Nós vamos, ainda este ano, fazer todo o levantamento topográfico, levantamento de campo e também vamos lançar o processo licitatório para que possamos dar início à recuperação dessas importantes obras para o município”, garantiu o secretário.

Álvaro Campelo ressaltou a importância da recuperação das estradas, que são as principais vias de escoamento do setor primário. “Elas são fundamentais para o crescimento da economia do município. Os produtores enfrentam enormes dificuldades e clamam por essa recuperação há muito tempo. A declaração do secretário reacende a esperança dos trabalhadores rurais de Carauari”, afirmou o deputado.

Segundo o vereador do município, Airton Siqueira, a reunião na Seinfra reforça essa pauta, que ele vem defendendo há alguns anos. “Na oportunidade, o secretário pediu apoio da Prefeitura, com o objetivo de dar celeridade aos levantamentos técnicos. Agradeço o deputado Álvaro Campelo por se juntar aos carauarienses, na luta pela recuperação dessas estradas, que são essenciais para o sustento de grande parte das famílias do nosso município”, afirmou o vereador.

Retrospecto

 

Ainda de acordo com Airton, em 2013, foram firmados convênios entre o Governo do Estado e a prefeitura de Carauari, visando ao asfaltamento das duas estradas, consideradas de vital importância para apoio e incremento das atividades econômicas do setor primário.

O convênio referente à estrada do Gavião  chegou à Seinfra em 2016, quando a obra deveria ter sido iniciada e concluída em 2014. Quanto ao convênio relacionado à estrada do Riozinho, a obra até hoje se encontra inacabada. Além da relevância dessas estradas para a economia carauariense, elas contemplam, também, as opções de lazer da população aos balneários, pequenos cafés e restaurantes situados às suas margens.