NOTÍCIAS

Deputado Angelus Figueira se despede do parlamento estadual, nesta quinta-feira (31)

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

31.mar.2022 15:24h
img
Foto: Danilo Mello

Em clima de despedida, por conta de seu último dia na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado Angelus Figueira (DC) aprovou o Projeto de Lei (PL) nº 132 de 2022, que concede crédito e dispensa Licenciamento Ambiental para atividades agropecuárias e de aquicultura de pequeno potencial poluidor e degradador, exercidas por agricultores familiares. O deputado deixa o parlamento para o retorno da deputada Alessandra Campêlo, que estava licenciada da Casa Legislativa.

Figueira subiu à tribuna para agradecer o companheirismo dos demais parlamentares, ao longo dos 12 meses, que exerceu o mandato. Ele recordou que todos os Projetos de Lei que apresentou foram aprovados pela Casa. “Agradeço o apoio unânime dos colegas. Meus projetos caminharam de forma célere e democrática”, afirmou.

Em aparte, o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade, desejou sucesso e reafirmou a admiração. “Sempre acompanhei sua trajetória em defesa do setor primário. Você deixa um legado. Deixa a sua marca na Assembleia Legislativa, por todo o trabalho”, acentuou. Cidade disse ainda que costuma aprender com as pessoas que têm mais experiência e tentar melhorar. Você é um caboclo que entende a realidade do nosso Estado. Tenho certeza de que ainda contribuirá muito com o nosso Amazonas”, finalizou.

O deputado Serafim Corrêa (PSB) lembrou  da amizade com Figueira, desde a infância, e também da contribuição do parlamentar à Aleam. “Todos ganhamos com sua presença, por trazer um olhar ao setor primário. Acredito que com a aprovação dos Projetos de Lei a situação ficará menos difícil para os produtores rurais”, salientou.

Os políticos têm de servir ao povo, salientou o deputado Carlinhos Bessa (PV), ao falar da atuação de Figueira. “O senhor sempre serviu, seja ao povo de Manacapuru e ao povo do Amazonas como um todo. Para nós, é uma grande perda, por saber que o senhor é um dos grandes defensores da produção rural do nosso estado”, avaliou.

O deputado Wilker Barreto reiterou que alguns passam uma legislatura inteira e não conseguem produzir o que Figueira produziu. “O senhor fez muito em doze meses. Desejo êxito nessa nova fase. Sua presença no parlamento sempre será importante”, afirmou Barreto.

Abdala Fraxe (Podemos) também prestou homenagens e agradeceu Figueira pela convivência no parlamento. “As histórias a respeito de Vossa Excelência sempre são exitosas e relevantes. Isso acontece pelo brilhantismo de sua trajetória”, disse.

Ao lembrar que compartilhou a bancada com o Figueira, o deputado Adjuto Afonso (PDT) salientou a importância dos projetos aprovados. “Tive o privilégio de compartilhar sua presença em duas legislaturas, tenha a certeza de sua contribuição ao Amazonas”, resumiu.

 

Reajuste nos remédios

Ainda na Sessão Ordinária, desta quinta-feira, a deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Progressistas) falou sobre o reajuste de 10% no valor dos medicamentos anunciado na última quarta-feira (30) pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED).

De acordo com a parlamentar, o valor do aumento é brusco, tendo em vista que o poder de compra da população caiu. “É inaceitável esse aumento sem a contrapartida de aumento do salário mínimo. Que os nossos parlamentares da Câmara Federal atuem contra esse aumento e ser a voz do povo brasileiro e amazonense”, salientou.