NOTÍCIAS

Deputado Cabo Maciel destaca curso de produção de farinha realizado pelo Idam, em Tabatinga

Por Assessoria

03.ago.2021 10:02h
img
Foto: Paulo Ferraz

O deputado estadual Cabo Maciel (líder do PL) destacou a realização do curso  “Boas Práticas na Produção de Farinha de Mandioca”, realizado pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), na comunidade indígena de Umariaçu II, no município de Tabatinga (distante a 1.108 km de Manaus), entre os dias 26 e 30 de julho. A capacitação beneficiou 44 agricultores indígenas da comunidade.

De acordo com Cabo Maciel, os municípios do interior necessitam de assessoria técnica, infraestrutura e fomento para estimular o agricultor e o pescado a produção e alavancar a economia.

O curso atendeu os indígenas da comunidade Umariaçu II e foi ministrado pelo técnico em agropecuária do Idam e coordenador do Projeto Prioritário de Mandioca, Suzamar Santos, e pela coordenadora da cadeia prioritária de mandioca na unidade local, a agrônoma Gisele Magalhães. A programação abordou temas como uso de máquinas, colheita e recepção das raízes, armazenagem, lavagem e descascamento, ralação das raízes, prensagem da massa ralada, esfarelamento, peneiragem, torrefação e empacotamento.

Segundo a engenheira florestal e gerente da unidade local em Tabatinga, Tainah Bruna Teixeira de Sousa, o curso foi organizado em comemoração ao Dia do Agricultor. “O curso é um marco para os agricultores indígenas do município, pois é o primeiro que realizamos na comunidade. Temos curso de derivados de mandioca e também  de avicultura programados”, salientou.

Ainda  conforme Tainah, a proposta é que este seja o primeiro de uma série de cursos que serão oferecidos em comunidades de Tabatinga. A próxima atendida será a comunidade Novo Paraíso.