NOTÍCIAS

Deputado Cabo Maciel destaca retorno do Festival de Música do Alto Solimões

Por Assessoria

14.set.2021 15:09h
img
Foto: Paulo Ferraz

O deputado estadual Cabo Maciel (PL) destacou, na manhã desta terça-feira (14), o início das inscrições para o Festival de Música da Nacional do Solimões. De acordo com o parlamentar, depois de cinco anos, o concurso, aberto para compositores da Tríplice Fronteira (Brasil-Colômbia-Peru), volta a ser realizado e faz parte das celebrações dos 15 anos da Rádio Nacional Alto Solimões.

As inscrições podem ser feitas via internet, correio ou com entrega do material na sede da Rádio Nacional Alto Solimões. Podem se inscrever músicos e compositores residentes na região do Alto Solimões (no Amazonas) e da tríplice fronteira. Assim como nas outras edições, realizadas entre 2013 e 2016, serão aceitas músicas em português, espanhol e em idiomas indígenas.

As composições serão, de acordo com o regulamento do concurso, submetidas a julgamento de comissão formada por sete pessoas de notório saber musical. Ao todo, 12 músicas serão classificadas para a fase final do concurso. Todas as canções serão veiculadas na programação da Rádio Nacional do Alto Solimões e irão à votação popular, pela internet, entre 11 de outubro a 11 de dezembro.

Premiações do Festival

No dia 11 de dezembro, está prevista a realização de um show em Tabatinga (distante 1.108 km de Manaus em linha reta) para a divulgação dos vencedores em sete categorias: Melhor Música em Português, Melhor Música em Idioma Indígena, Melhor Música em Idioma Espanhol, Melhor Intérprete, Melhor Letra, Música mais votada pela internet e Torcida Mais Animada. A realização do show e suas condições (por exemplo, se haverá público) dependerá da situação da pandemia em dezembro de 2021 na cidade.

Para a coordenadora da Rádio Nacional do Alto Solimões, Miss Lene Ferreira, o concurso é uma oportunidade para músicos da região divulgarem seus trabalhos. “O festival é importante nessa região porque revela talentos, divulgando e destacando o protagonismo dos artistas locais e criando espaço de oportunidades para grupos artísticos antes desconhecidos no Alto Solimões”, relata.