NOTÍCIAS

Deputado Cabo Maciel propõe a criação da Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação nas escolas do Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

17.jul.2023 19:54h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Cabo Maciel (PL), apresentou à Casa um Projeto de Lei (PL) que cria a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) em todas as escolas do Amazonas. A ideia é que as escolas promovam anualmente o evento no mês de outubro, período em que essas temáticas são celebradas nacionalmente.

Para o deputado autor da proposta, as ciências e as tecnologias estão em constante evolução e são da maior importância para o desenvolvimento social e econômico. “Não podemos pensar no crescimento e no avanço científico e tecnológico apenas sob o prisma do aspecto econômico, mas também considerando o bem-estar da sociedade. Garantir que todos tenham acesso à educação científica e tecnológica é essencial para a promoção de uma sociedade com melhores perspectivas de futuro”, explicou.

Segundo a proposta, poderão fazer parte da programação da Semana de CTI atividades extracurriculares planejadas pelos docentes ou agentes externos especialistas, atividades abertas à comunidade escolar e distribuição de material de divulgação da importância e dos avanços de CTI. Caberá às Escolas organizarem o evento e mobilizarem professores, estudantes, servidores, familiares e a comunidade escolar.

A criação de um evento anual nas escolas pode acrescentar à formação dos estudantes. “A maior deficiência do sistema educacional brasileiro não está no acesso à ciência ou à tecnologia, mas sim no modelo mental adotado para explorar o potencial dessas áreas do conhecimento entre as crianças e os jovens. Por isso conto com a compreensão dos meus colegas deputados para tornar essa proposta uma Lei”, defendeu.