NOTÍCIAS

Deputado Cabo Maciel ressalta os investimentos do Novo PAC para o Amazonas

Por Assessoria de Comunicação

16.ago.2023 12:34h
img
Foto: Paulo Ferraz

O membro da Comissão de Assuntos Municipais e Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado Cabo Maciel (PL), ressalta os investimentos divulgados pelo Governo Federal na última sexta-feira (11) para o  Amazonas por meio do novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ao todo serão mais de R$ 47 bilhões investidos em obras no Estado, beneficiando as áreas de transporte, educação e saúde.

O deputado destacou a importância das obras que serão realizadas na área de transportes. Estão previstas a readequação da BR-174 (Manaus-Boa Vista) e BR-230 (Transamazônica), a adequação do terminal aéreo de Itacoatiara (distante 176 km de Manaus em linha reta), Manicoré (distante 332 km da Capital) e Maués (276 km), ampliação do aeroporto de Lábrea (702 km) e a melhoria das pistas nos aeroportos em Santa Isabel do Rio Negro (630 km) e Santo Antônio do Içá (880 km).

Também serão reformadas Instalações Portuárias Públicas de Pequeno Porte (IP4) em 17 municípios, além da construção do novo terminal de passageiros em Coari (363 km) e a reforma do terminal de Parintins (369 km). “O Amazonas sempre enfrentou muitas dificuldades logísticas e realizar esses investimentos é uma forma de enfrentar esses desafios e levar qualidade de vida para população”, afirmou Cabo Maciel.

Foram divulgadas obras para o Minha Casa, Minha Vida, com a construção de 8.727 unidades habitacionais em 43 municípios, a construção e retomada de obras em creches e escolas em 58 municípios, e a retomada e conclusão de 22 Unidades Básicas de Saúde em diversos municípios e a estruturação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e adulto em Humaitá (590 km), Parintins, Tefé (523 km) e Tabatinga (1.108 km).

 

Itacoatiara

Para Itacoatiara constam sete obras públicas pelo PAC, sendo duas referentes a construções de unidades habitacionais pelo Programa Minha Casa, uma em relação à retomada e conclusão de obras de infraestrutura para Educação Básica, como creches, escolas e quadras e uma dedicada à construção de Unidades Básicas de Saúde.

As três obras previstas restantes são da área de transporte, sendo o estudo e projeto de um terminal de passageiros, a reforma de uma instalação Portuária Pública de Pequeno Porte (IP4) e o Terminal de Uso Privado (TUP) no distrito de Novo Remanso. “Esse pacote de investimentos vai levar melhorias para a população da Velha Serpa, fazendo chegar lá na ponta serviços públicos e cidadania. O meu mandato vai estar atento para que esses investimentos se concretizem e mudem a vida de quem passa por dificuldades”, garantiu.