NOTÍCIAS

Deputado Comandante Dan lança livro sobre experiências com Segurança Pública

Por Diretoria de Comunicação da Aleam

03.fev.2023 13:49h
img
Foto: Joel Arthus

Nesta sexta-feira (3), no auditório Belarmino Lins da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), o deputado estadual Comandante Dan (PSC) realizou o lançamento do seu livro “Do Planejamento à Tática para as Melhores Práticas – Case: Presidente Figueiredo – AM”.

A obra é um compilado de relatos da implantação de um modelo de Segurança Pública integrada, realizado enquanto esteve secretário Municipal de Ordem Pública e Integração de Presidente Figueiredo (distante 117 km de Manaus em linha reta), entre os anos de 2018 e 2019.

Na cerimônia também estiveram presentes o presidente da Aleam, deputado Roberto Cidade (UB), o deputado João Luiz (Republicanos), além das deputadas Débora Menezes (PL) e Mayra Dias (Avante).

Comandante Dan falou sobre a obra. “O livro começa com um memorial da história e depois apresenta a sistematização de um modelo de segurança pública inovador que implantamos, no município de Presidente Figueiredo. O modelo foi referência nacional para todo Brasil. Por conta disso participamos da elaboração do Plano Nacional de Segurança Pública. É uma semente para diversas outras experiências. Espero que prefeitos e gestores possam aproveitá-lo no auxílio da implantação de um sistema integrado de segurança pública” destacou.

O então prefeito de Presidente Figueiredo, Romeiro Mendonça, falou sobre a prestação de serviços na área de Segurança Pública no interior. “Quando acontece algum fato desagradável de violência no interior, de imediatos conhecemos e sabemos quem foi a vítima, é diferente do Estado, que quando acontece algo assim a vítima é mais um número. E o Dan chegou ao município com a proposta de fazer uma segurança pública dentro do município, e isso foi abraçado por todos. O Dan avançou as coisas não apenas na segurança, mas na gestão. A integração de todas as secretarias para a boa prestação do serviço público trouxe muitas vantagens”, elogiou.

O Comandante Geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas, Coronel Orleilso Muniz, falou sobre a importância de compilar e divulgar as boas práticas. “Quando o Coronel Dan me convidou para ir à Brasília, transportamos para lá tudo o que desenvolvemos em Manaus, que foi um laboratório de sucesso. Hoje, o modelo de Segurança Pública Integrada Nacional nasceu conosco e tudo isso está nessa obra”, reiterou.