NOTÍCIAS

Deputado Comandante Dan repercute Audiência Pública em Irandub

Por Assessoria de Comunicação

02.mai.2023 15:27h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Houve avanços na sensação de segurança da população de Iranduba, mas ainda há muito a ser feito. Essa foi a conclusão da segunda Audiência Pública da comissão de segurança pública e defesa social da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Dan Câmara (PSC), realizada na última quinta-feira, 27 de abril, naquele município. Vários testemunhos, tanto de cidadãos, quanto de autoridades e servidores públicos, deram conta de que uma ação integrada resultou em mais segurança para a cidade.

Dan Câmara falou que, entre as duas audiências, realizou também uma reunião com prefeito, vice-prefeito e vereadores do município com o Comandante Geral da Política Militar, coronel Vinícius , na busca de soluções às aflições da população.

O parlamentar também afirmou que Iranduba não está estruturada para o sistema único de segurança, estabelecido pela lei nacional de segurança de 2018, mas que Câmara Municipal e Prefeitura já estão buscando realizar plano, conselho e comissão de segurança, conforme preconiza a lei.

Na avaliação da Comissão, alguns problemas estruturais permaneceram, como a falta de combustível para fazer as rotinas policiais – a prefeitura municipal é quem fornece. “Iranduba não está só em relação às dificuldades, há cidades interioranas em que a PM está recorrendo aos guardas municipais para montar policiamento.

O deputado presidente da comissão parlamentar de segurança destacou a presença da “Operação Orus” naquela cidade, o que elevou a qualidade do policiamento especializado em atuação no município. “O que vai acontecer quando a operação deixar de estar lá?” perguntou Câmara.

A cidade de Iranduba lidera o ranking do interior em crimes violentos, o que levou à decisão de ser a primeira a receber a audiência. “Vamos estar com as autoridades para continuar os diálogos em torno de propostas que melhorem a vida do cidadão, pelo aspecto da segurança pública e defesa social”, assegurou Dan Câmara.

 

Data base

O parlamentar lembrou ainda que aguarda uma resposta do Governo do Estado sobre a data-base das forças de segurança do Amazonas, que se esperava o anúncio no último dia 21 de abril. “Governo reunido com comitê de finanças para verificar a viabilidade, mas o Secretário de Governo e o próprio Governador se mostraram receptivos”. “Estamos no aguardo”, finalizou Dan Câmara,  que reconheceu avanços na contratação dos efetivos, mas também espera a reconvocação de policiais da reserva para atuarem em favor do cidadão do Amazonas.