NOTÍCIAS

Deputado Dan Câmara encontra Presidente Nacional do INSS

Por Assessoria de Comunicação

16.jun.2023 12:08h
img
Foto: Divulgação Assessoria

O deputado estadual Comandante Dan (PSC) manteve agenda com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Glauco André de Souza Wamburg, nesta sexta-feira, 16 de junho. Na pauta, os acordos de cooperação técnica para o aumento da cobertura previdenciária no Amazonas.

O presidente Glauco André confirmou ao parlamentar o atendimento de seus requerimentos. Em maio deste ano Dan Câmara enviou ao Ministério da Previdência, ao INSS e à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) pleitos solicitando novos serviços à população do interior do Estado. O Amazonas amarga uma cobertura previdenciária de 8,2%, quando a média nacional varia entre 18% e 24%.

“Representamos 18% do território nacional, com 1,5 milhão de quilômetros quadrados de florestas e rios, o que não simplifica em nada o acesso da população aos serviços públicos”, declarou o parlamentar. As solicitações do deputado Dan atendidas pelo Ministério da Previdência, pelo INSS e pela Funai abrem espaço para o Governo do Amazonas e a Funai nas unidades móveis do Instituto, para a emissão de documentos a cidadãos indígenas e não indígenas. Outros dois itens conquistados e que desburocratizam o processo da emissão de benefícios são a realização da avaliação social e da perícia médica pelo governo estadual e pelas prefeituras do interior.

“Temos uma vergonhosa fila de 13 mil PCDs e 2 mil idosos esperando por essas avaliações e a municipalização das perícias as torna infinitamente mais acessíveis e céleres, permitindo que o processo de concessão do benefício através do INSS digital seja possível em locais de difícil acesso”, concluiu o deputado.