NOTÍCIAS

Deputado Dan Câmara pede reunião da Cúpula do G20 em Atalaia do Norte

Por Assessoria de Comunicação

14.set.2023 12:44h
img
Foto: Divulgação Assessoria
O deputado Comandante Dan (Podemos) fez uso da tribuna do Legislativo Estadual nesta quinta-feira, 14 de agosto, para solicitar à Presidência da República para que a reunião oficial da cúpula do G20 em 2024 aconteça no município de Atalaia do Norte, no Alto Solimões. No último dia 10 de setembro o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência simbólica do G20, durante a Cúpula de Líderes do bloco, em Nova Délhi, na Índia.
Atalaia do Norte registra um dos menores IDHs (índice de desenvolvimento humano) do Brasil e está na linha de fronteira que sofre sistematicamente com a ação e forte presença do narcotráfico. O município concentra a maior quantidade de povos indígenas isolados do país.
Dan Câmara considera que será uma oportunidade ímpar: “vejo com frequência a defesa da Amazônia de diversos lugares do mundo, mas precisamos trazer essas pessoas, que têm esse ímpeto, para conhecer a nossa realidade, para ver as condições de vida de nossos cidadãos, as dificuldades de logística e de desenvolvimento”. O parlamentar chegou a sugerir que houvesse uma parte do deslocamento através da BR-319, para provocar esse choque de realidade.
Câmara entrará com um requerimento indicativo à Presidência da República solicitando que Atalaia sedie o encontro. Ele também destinou, em agosto passado, requerimento indicativo ao Ministério da Justiça para que o Centro de Cooperação Policial Internacional, anunciado para Manaus pelo Plano Amazônia Mais Segura (AMAS), do Governo Federal, desloque a sede para Tabatinga, no Alto Solimões, epicentro dos problemas da entrada da droga no Brasil.