NOTÍCIAS

Deputado Dan Câmara repercute a crise de segurança em Rio Preto da Eva

Por Assessoria de Comunicação

25.mai.2023 15:20h
img
Foto: Divulgação Assessoria

Nesta quinta-feira (25), o deputado Dan Câmara (PSC) se reportou aos graves problemas enfrentados pela população de Rio Preto da Eva (distante a 50 quilômetros), que presenciou uma noite/ madrugada de guerrilha urbana, em razão da uma intensa troca de tiros entre grupos de traficantes rivais. O caso aconteceu no conjunto Sebastião Ferreira e foi registrado em diversas imagens de câmeras de celular.

Dan Câmara questionou o que está sendo feito para solucionar o que ele chamou de crise de segurança. “É inconcebível que um município de 35 mil habitantes, com uma presença tão expressiva do turismo, passe por situações como essa que estamos narrando e que não é isolada. Pelo menos desde segunda-feira, 22 de maio, as ocorrências de segurança têm sido em série, o crime organizado avança sobre a cidade e sobre a autoridade pública”, disse.

O deputado Dan criticou a implantação do conceito de município seguro, que segundo os anúncios do Executivo estadual, começará por Autazes e Tefé. “Porque escolher cidades que em princípio parecem estar com a segurança sob controle, quando os dados oficiais da própria SSP apontam para Iranduba e Rio Preto da Eva como cidades que estão no topo do ranking da insegurança”, perguntou.

Ele afirmou que gostaria de ver o secretário estadual de Segurança Pública explicar que critérios estão sendo utilizados na escolha de determinadas cidades em detrimento daquelas que mais precisam. “Segurança pública eficiente e eficaz passa pela municipalização e pelo conceito de defesa social, por isso estaremos realizando nesta quinta-feira a décima primeira audiência da comissão de segurança pública da Aleam em Rio Preto da Eva, onde precisamos ouvir os cidadãos e orientar os aparelhos municipais de poder à necessária adequação à Lei do Sistema Único de Segurança, que estabelece a municipalização”, finalizou.

O deputado Dan Câmara também realizará com o Legislativo um seminário de segurança inovadora no segundo semestre, com a apresentação de experiências exitosas em segurança pelo Brasil.