NOTÍCIAS

Deputado Dan Câmara une forças aos legisladores de todo o Brasil 

Por Assessoria de Comunicação

28.set.2023 12:35h
img
Foto: Divulgação Assessoria
“Estamos aqui para reconhecer nossas fragilidades, identificar nossas vantagens e diferenciais competitivos e traçar estratégias para um Brasil mais seguro aos seus cidadãos; nossa meta é a ordem pública”: com essa fala, o deputado Comandante Dan, do Podemos do Amazonas, tomou parte do I Encontro de Comissões de Segurança dos Legislativos Estaduais e Federais, com a presença do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública.
Para o deputado, que já integrou a Força Nacional, comandou a PM amazonense e ocupou secretarias executivas de segurança do Amazonas, o Brasil tem problemas comuns às cinco regiões, a despeito de suas diferenças, principalmente a desigualdade social e a fraca presença do poder público em bolsões de miséria. “Mas a Amazônia e o Amazonas, pela configuração geográfica e socioambiental, detém características únicas e que precisam de um olhar mais detido e profundo sobre; e estamos aqui para despertar esse sentimento em nossos pares e no Ministério”, declarou Dan Câmara.
Narcotráfico a partir das linhas de fronteira e das linhas de divisa do Amazonas, pirataria nos rios e narconegócios foram as principais falas de Câmara frente aos demais parlamentares brasileiros, num encontro em que ele mesmo propôs ao Ministério. “Precisamos aproximar o Executivo Federal das casas legislativas, para que legislações e investimentos a partir de emendas façam mais sentido sistêmico”, disse ele.
Políticas públicas nacionais
Na lista de prioridades apresentadas para pela equipe do Ministério da Justiça e da Secretaria Nacional de Segurança Pública, Dan Câmara destacou a valorização dos servidores da segurança pública, ação que está sendo efetivada mediante o pagamento de 100 mil bolsas para formação de agentes de segurança.
Outra ação prevista destacada pelo deputado diz respeito à saúde mental dos policiais, assunto que ganhou visibilidade devido ao crescimento de casos de suicídio nas forças policiais em todo o país.
Próximas agendas
Depois de Brasília, o Comandante Dan inicia no próximo dia 2 de outubro uma empreitada de percorrer 15 cidades do Médio e do Alto Solimões, realizando audiências públicas da Comissão de Segurança da Assembleia do Amazonas em casa uma delas. As regiões focadas são as mais impactadas pelo narcotráfico na fronteira, pelos narconegócios e pela pirataria dos rios. No dia 6 de outubro há a previsão de uma agenda conjunta com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e os nove prefeitos do Alto Solimões, numa oitiva inédita.
Até o final deste ano, com data tentativa para a primeira quinzena de dezembro, Câmara já articulou uma agenda conjunta com as comissões de segurança pública do Congresso Nacional, o Ministério da Justiça e a Unale (União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais) para debaterem a pauta da pirataria dos rios no Amazonas, evento que deverá acontecer em Manaus.