NOTÍCIAS

Deputado Daniel Almeida prestigia lançamento do programa “Amazonas Meu Lar” do Governo do estado

Por Assessoria de Comunicação

28.ago.2023 14:20h
img
Foto: Gilson Melo

O deputado Daniel Almeida (Avante) participou nesta segunda-feira (28), do lançamento oficial do programa “Amazonas Meu Lar”, realizado na sede do Centro de Convenções Vasco Vasques, bairro Flores.

O programa “Amazonas Meu Lar” é uma iniciativa que busca proporcionar melhores condições de moradia e qualidade de vida para a população do estado do Amazonas. Com o intuito de diminuir o déficit habitacional e promover o acesso a moradia digna, o programa irá beneficiar milhares de famílias de baixa renda.

Durante o evento, o deputado Daniel Almeida ressaltou a importância do programa para o Amazonas, destacando que o acesso a moradia adequada é um direito fundamental de cada cidadão.

“É de extrema importância o acesso a moradia adequada, sendo direito fundamental de cada cidadão e os investimentos em políticas habitacionais são essenciais para melhorar as condições de vida dos cidadãos amazonenses. A falta de moradia digna é uma questão que afeta negativamente a vida das pessoas, comprometendo seu bem-estar e qualidade de vida”, concluiu Almeida.

O governador Wilson lima anunciou o “Amazonas Meu Lar” como o maior programa habitacional da história do estado e, na ocasião, também lançou o site e o aplicativo com informações e pré-cadastro da população no programa.

Estimado em R$ 4,7 bilhões, para execução nos próximos anos, o programa ”prevê a entrega de 24.044 soluções definitivas de moradia para a população de baixa renda, sendo 22.043 novas unidades habitacionais, além da regularização de 33 mil imóveis, por meio da entrega de títulos definitivos.

O programa tem a coordenação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), com execução da Superintendência Estadual de Habitação (Suhab), Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgãos vinculados à Sedurb, e da Secretaria de Estado das Cidades e Territórios (Sect).

 

Cadastro para participar do programa

Durante a cerimônia de lançamento, Wilson Lima assinou o decreto que estabelece as diretrizes e regras do “Amazonas Meu Lar”, o site www.amazonasmeular.am.gov.br e uma aba específica do programa no aplicativo Sasi, disponível para versão IOS e Android em lojas de aplicativo. No site, é possível fazer o pré-cadastro no programa, no período de 28 de agosto a 11 de outubro de 2023.

A cerimônia foi marcada, ainda, pelo pagamento de R$ 15,6 milhões em soluções de moradia para famílias atendidas pelo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+). O valor é referente a indenizações, bônus, auxílio e bolsa moradia, que começaram a ser pagas, na última quinta-feira (24/08), a 232 famílias das comunidades da Sharp, na zona leste, e Manaus 2000, na zona sul, reassentadas pelo Prosamin+.

Wilson Lima destaca que o programa não está focado apenas em oferecer moradias, mas em melhorar a qualidade de vida das famílias de baixa renda, promovendo inclusão social e desenvolvimento urbano sustentável.

“Assim que a gente assumiu o governo começamos a desenhar o programa de habitação e nossa preocupação sempre foi de entregar uma moradia digna a essas pessoas. Nós estamos entregando título definitivo, que é um registro que já vem do cartório. Um documento de que aquela propriedade é sua. A gente como todo estado brasileiro enfrenta dificuldade financeira, mas estamos priorizando o que é importante. Aquilo que é mais importante para as famílias do estado do Amazonas”.

 

Responsável: Ketleuen Assan – (92) 999530-0122

Texto: Sharleny Mota